Folha de S. Paulo


Série brasileira atropela TV e chega primeiro à internet

Seis meses após a Netflix revolucionar a maneira de disponibilizar conteúdo com a série "House of Cards" --produzida para a internet, com 13 episódios lançados de uma só vez e indicada na última quinta a nove Emmy--, uma atração brasileira propõe nova forma de exibição.

"Latitudes", de Felipe Braga, foi inicialmente concebida como um filme. Estreará, no entanto, de graça, dividida em capítulos na web, a partir de 28 de agosto.

Uma semana depois de ir ao ar no YouTube, ganhará versão estendida na TV por assinatura, pelo canal TNT, em 2 de setembro.

Divulgação
Daniel de Oliveira e Alice Braga, em cena de 'Latitudes
Daniel de Oliveira e Alice Braga, em cena de 'Latitudes'

"Nosso desejo era o de produzir um projeto cinematográfico que não se restringisse a uma janela específica que o definisse como série de TV, websérie, longa-metragem etc.", afirma Braga, que assina roteiro e direção do programa da LosBragas e da House Entertainment.

"Essa é, aliás, uma das propostas de 'Latitudes': ser cinema, simplesmente. Como e quando ele será assistido, é uma pergunta para ser respondida pelo espectador."

Segundo Gilberto Corazza, diretor de vendas publicitárias da Turner International do Brasil, empresa responsável pelo TNT, o lançamento da produção primeiramente na web não o inviabiliza como conteúdo televisivo.

"É um projeto transmídia, TV e internet são complementares. O TNT é um canal para amantes do cinema, por isso vamos oferecer ao assinante a possibilidade de ver como tudo foi construído", diz, referindo-se ao formato, que, na TV, mesclará dramaturgia tradicional com cenas de ensaios e bastidores das gravações.

Os atores Alice Braga e Daniel de Oliveira protagonizam "Latitudes" e também recebem créditos de produtores.

Interpretam uma editora de moda (Olívia) e um fotógrafo (José). Bem-sucedidos e independentes, se conhecem em Paris, primeiro dos oito destinos por onde passa a produção, e engatam um romance de idas e vindas.

"Eu e o Daniel queríamos trabalhar juntos fazia tempo, o Felipe nos convidou, apresentou o projeto. Não havia como recusar", diz Alice.

DURONA

Pela personagem, a atriz cortou os cabelos na altura dos ombros. "A Olívia é menos agressiva sensualmente do que os outros papéis da Alice no cinema, mais durona", completa Felipe Braga.

Viajar por Veneza, Porto, Uruguai, Londres e Istambul, entre outras locações, motivou a adesão do ator Daniel de Oliveira.

"Foi uma experiência interessante e intensa. Trabalhamos em uma equipe bastante reduzida, de nove pessoas, incluindo Alice e eu. Éramos quase uma família", ele diz.

Além do temperamento forte do casal, um complicador à história de amor é que, na trama, ambos são casados, o que pode ser um estímulo para uma sequência de "Latitudes". "Espero que, de outra vez, rodemos durante o verão. Quem sabe no Taiti", brinca Alice Braga.


Endereço da página: