Folha de S. Paulo


Original da lista de Schindler está à venda por U$ 3 milhões

Um suposto original da lista de Schindler, com os nomes de judeus que o empresário alemão Oskar Schindler (1908-1974) contratou para salvá-los dos nazistas, foi colocado à venda nesta sexta (19) no site da eBay, informou o jornal "New York Post".

A história da lista inspirou o filme de 1993 dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fienes. eleito pelo American Film Institute como o oitavo melhor filme americano da história, "A Lista de Schlinder" ganhou sete estatuetas do Oscar, incluindo as de melhor filme e de melhor diretor.

Divulgação
Cena do filme 'A Lista de Schindler' (1993), de Steven Spielberg
Cena do filme 'A Lista de Schindler' (1993), de Steven Spielberg

O documento à venda traz os nomes de 801 judeus e foi feito pelo contador de Schindler, Itzhak Stern (1901-1969), interpretado por Ben Kingsley no filme de Spielberg.

Segundo o "New York Post", os vendedores da lista são os colecionadores Gary Zimet e Eric Gazin, da Califórnia. Eles afirmam que estão vendendo o documento em nome de um colecionador que adquiriu a lista em 2011. O nome do proprietário e o valor que ele pagou pelo material não foram divulgados.

Das sete versões originais da lista, sabe-se da existência de apenas quatro -- duas estão no Museu do Holocausto em Jerusalém e uma no Museu do Holocausto de Washington.

A versão à venda, de 14 páginas, tem a data de 18 de abril de 1945. Os vendedores disseram que o documento está guardado, sob proteção, em Israel.


Endereço da página: