Folha de S. Paulo


Vendas de novo livro disparam após revelação de que autora é a mesma de 'Harry Potter'

Após a revelação de que J.K. Rowling era a verdadeira autora do livro de suspense "The Cuckoo's Calling", as vendas do livro explodiram na internet. Robert Galbraith foi o pseudônimo usado pela criadora da saga de Harry Potter para sua nova obra.

O livro, que conta a história de Cormoran Strike, ex-combatente de guerra que se torna detetive, já havia vendido 1.500 exemplares desde o seu lançamento, em abril.

J.K. Rowling, que usou pseudônimo em novo livro, foi desmascarada por professor

Segundo o jornal britânico "The Sunday Times", o romance foi muito bem avaliado pela crítica. A boa repercussão de um livro de estreia de um autor desconhecido levantou as suspeitas da equipe do jornal, que decidiu apurar o caso e acabou descobrindo a verdadeira autora da façanha.

O mistério e sua revelação funcionaram como qualquer detetive amador suspeitaria: alavancaram as vendas, como uma estratégia de marketing bem-sucedida, mesmo que tenha sido não intencional --as declarações da autora sugerem que a descoberta do verdadeiro autor sob o pseudônimo não era para ser revelado.

"Eu esperava guardar este segredo durante um tempo mais porque ser Robert Galbraith foi uma experiência libertadora", declarou Rowling ao jornal britânico, acrescentado que "Foi maravilhoso publicar sem expectativa e por puro prazer para obter uma resposta com um nome diferente".

Nesta segunda (15), a experiência torna-se também ainda mais lucrativa: tanto o livro capa dura quanto a versão para o Kindle de "The Cuckoos's Calling" estão entre os mais vendidos no site da Amazon.

Rowling publicou esse livro 15 anos depois de lançar o primeiro episódio da saga de Harry Potter, traduzida para 73 idiomas e da qual vendeu 450 milhões de cópias em mais de 200 países.


Endereço da página:

Links no texto: