Folha de S. Paulo


Conservatório de Paris admite músico brasileiro

A decisão de não seguir uma carreira na área de tecnologia da informação, e se dedicar quase em tempo integral à música erudita, tem rendido bons frutos ao paulista Rubens Lopes no Brasil e no exterior.

Aos 22 anos, o jovem nascido em Estrela D'Oeste, no interior de São Paulo, é o primeiro percussionista brasileiro a ingressar no Conservatório de Paris, uma das instituições de ensino de música mais renomadas do mundo.

Avener Prado/Folhapress
O percussionista Rubens Lopes, 22
O percussionista Rubens Lopes, 22

Destaque da Orquestra Jovem do Estado, Lopes toca diversos instrumentos da percussão erudita, com devoção especial à caixa clara --instrumento criado na Europa no século 15--, e tem sido considerado um prodígio.

Ele impressionou professores e colegas músicos por ter ingressado diretamente no segundo ciclo do conservatório, que corresponde ao mestrado na instituição, onde estudará por dois anos.

Na idade dele, é comum que os jovens, mesmo formados em seus países, entrem na graduação da escola francesa.

"O conservatório é um foco importante da música contemporânea. Para a gente aqui no Brasil, que não tem muito contato com isso, creio que vai ser uma abertura grande", diz Lopes.

Formado pela Unesp, onde integrou o Grupo Piap (de Percussão do Instituto de Artes do Planalto), um dos mais importantes do país, Lopes só teve sua ida a Paris confirmada graças à conquista, no ano passado, do prêmio Ernani de Almeida Machado, dedicado a jovens músicos.

Mesmo sabendo que o curso no conservatório francês é gratuito, o músico teria dificuldade para arcar com custos de transporte e alimentação. A preocupação foi sanada com os R$ 60 mil que recebeu ao vencer o prêmio.

"Antes de eu entrar na faculdade, há cinco anos, não me considerava um percussionista. Achava que ia seguir a carreira como baterista, tocando MPB e rock", diz Lopes. "Minha vontade maior é voltar com o conhecimento e conversar com as pessoas", completa o músico.


Endereço da página: