Folha de S. Paulo


Ícone cultural de Nova York, broche de metal do Met deixa o museu nesta semana

Na tentativa de enxugar custos, o museu Metropolitan de Nova York abre mão de um item que entrou para a iconografia do suvenir nova-iorquino há mais de 40 anos.

A partir desta semana, quem visitar o acervo da instituição não levará mais para casa o pequeno broche de metal que fazia as vezes de ingresso e será agora substituído por adesivos de papel, mais baratos.

Ilustrado com o logotipo do museu, inspirado em Leonardo, a peça serviu de insumo para trabalhos de arte como "Vestido", criado em 1997 por Ji Eon Kang, que formou uma estampa com as diferentes cores do broche.

No último sábado, a mudança foi recebida com nostalgia entre turistas na bilheteria do museu. "Estava de passagem curta pela cidade e corri para buscar o meu último", disse a brasileira Adriana Freitas, que coleciona a lembrança de visitas anteriores.

A decisão foi anunciada com outra alteração na agenda da instituição, que deixa de fechar para o público às segundas-feiras e agora pode ser visitada diariamente.

Para dar conta do público de mais de seis milhões de pessoas por ano, o museu encomenda 1,6 milhão de broches (em 16 cores diferentes) quatro vezes ao ano. A expectativa da instituição é que, com os novos adesivos, o custo com as entradas seja reduzido a um terço.


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