Folha de S. Paulo


Álbum de Kanye West estreia no topo da parada dos mais vendidos nos EUA

Três lançamentos de rap foram os mais vendidos na semana passada nos EUA, com "Yeezus", de Kanye West, levando a melhor.

Ao vender 327 mil cópias, segundo a Nielsen SoundScan, o disco de West --o primeiro inédito em quase três anos, lançado em 18 de junho-- tornou-se o sexto álbum seguido do artista a liderar a parada dos mais vendidos no país.

Apesar do número alto --composto de 43% de vendas em CD e 57%, em formato digital--, os resultados não alcançaram as estimativas de mercado. A revista "Billboard", que publica as principais paradas de sucessos musicais nos EUA, havia previsto vendas de cerca de 500 mil unidades, na primeira semana.

Danny Moloshok/Reuters
O rapper Kanye West, que lançou
O rapper Kanye West, que lançou "Yeezus" em 18 de junho

As 297 mil cópias vendidas por "Born Sinner", de J. Cole, surpreenderam o mercado e colocaram o álbum no segundo lugar, bem à frente de "Watching Movies with the Sound off", do também rapper Mac Miller (102 mil).

A primeira mulher a aparecer na lista é Kelly Rowland, ex-Destiny's Child, na quarta posição. Seu novo disco, "Talk a Good Game", vendeu 68 mil cópias na semana de estreia.

O primeiro artista de rock vem logo atrás. É o Black Sabbath, cujo álbum " 13" --primeiro lugar na semana anterior-- vendeu 46 mil cópias e caiu para o quinto lugar, logo à frente do Daft Punk. Em sua quinta semana, "Random Access Memories" adicionou cerca de 40 mil cópias à sua venda.

Na parada de singles, o lugar mais alto é novamente de Robin Thicke. "Blurred Lines" lidera a lista da Billboard pela terceira semana. Foram 424 mil downloads e 5,4 milhões de execuções em plataformas como YouTube e Spotify.


Endereço da página: