Folha de S. Paulo


Representação brasileira em Frankfurt vai reunir filmes, peças, shows e exposições

A participação do Brasil na Feira de Frankfurt este ano não vai ficar restrita à literatura.

Paralelamente à programação oficial que promoverá a obra de 70 autores brasileiros durante o evento realizado em outubro, também está sendo criada uma mostra cultural, com shows, cinema, peças teatrais, exposições e performances.

A programação completa foi divulgada na manhã desta terça-feira (25), em coletiva realizada na cidade alemã. As primeiras atrações acontecem já em agosto, dois meses antes do início da feira, que este ano presta homenagem ao Brasil.

O roteiro vai ocupar mais de quinze espaços diferentes, segundo Antônio Martinelli, que organizou a programação junto a uma comissão da Funarte, em parceria com outras instituições brasileiras e alemãs. No total, são nove exposições, dez apresentações musicais, cinco espetáculos de teatro, um ciclo de leitura de dramaturgia, dois espetáculos de dança e cinco projetos de performance, instalações e videoarte.

Entre os eventos, haverá shows do cantor e rapper Criolo e do cantor Lenine, uma mostra com obras de Hélio Oiticica, espetáculos dos diretores teatrais Felipe Hirsch e Christiane Jatahy. Na programação de cinema, serão exibidos os filmes "Vidas Secas", "Cão sem Dono", "O Som ao Redor" e "O Cheiro do Ralo".

Doze grafiteiros também foram convidados pelo museu Schirn a ocupar espaços públicos de Frankfurt. Haverá, por último, uma mostra sobre jovens arquitetos brasileiros, organizada pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com a revista Monolito.

Os eventos brasileiros em Frankfurt, somadas as mostras paralela e oficial, são orçados em R$ 18,9 milhões, reunidos por meio de aportes diretos do governo federal e apoios de instituições brasileiras e alemãs.


Endereço da página: