Folha de S. Paulo


Documentário mostra a cultura criada a partir de lojas de discos

Uma vez por ano, filas enormes se formam diante de lojas de discos de vinil em cidades como Londres, Oxford, Brighton e Edimburgo. Há quem fique até oito horas esperando a vez de entrar.

A razão é a celebração do Dia da Loja de Discos, tema do primeiro episódio do "Minha Loja de Discos", programa em 13 capítulos que estreia na segunda-feira no canal Bis.

Divulgação
Loja de discos Rough Trade, de Londres, tema do programa
Loja de discos Rough Trade, de Londres, tema do programa "Minha Loja de Discos", do canal Bis

Dirigida por Elisa Kriezis e Rodrigo Pinto, a série vai mostrar lojas históricas, relatos envolvendo compra e venda de vinis raros e cenas que se formaram a partir da cultura propagada por essas lojas.

O episódio de estreia mostra shows realizados em ruas e lojas e traz depoimentos de pessoas que vão aos estabelecimentos não só para comprar, mas para tomar cerveja, comer e compartilhar gostos.

Essas lojas também ditam tendências. Autor do livro "The Last Shop Standing", sobre a resistência desses redutos, Graham Jones lembra o caso da cantora Adele: "Eu passava pelas lojas e ouvia: 'ouçam essa menina, ela vai estourar'".

Alguns famosos ainda vão nesses locais, como o Radiohead, que costuma tocar na Rough Trade de Londres.

NA TV
Minha Loja de Discos
Estreia da série documental
QUANDO segunda-feira, às 19h, no canal Bis


Endereço da página: