Folha de S. Paulo


Desvio de R$ 6,5 milhões para a reforma do teatro Bolshoi é investigado

O Ministro do Interior da Rússia abriu um inquérito policial para investigar a denúncia de que cerca de 90 milhões de rublos (R$ 6,5 milhões) foram desviados durante os seis anos da reforma do teatro Bolshoi, concluída em 2011.

O principal suspeito do desvio é uma empresa de reformas criada e financiada pelo Ministério da Cultura.

Em 2005, a empresa responsável pela reforma contratou a PO Teplotekhnik para fazer consertos na parte elétrica do teatro, mas o serviço nunca foi feito. Mesmo assim, foram pagos a Teplotekhnik os 90 milhões de rublos que estão no centro da investigação.

A administração do Bolshoi afirma não ter relação com as denúncias. A porta-voz do teatro disse que todas as transações financeiras ligadas à reforma foram feitas pela agência criada pelo Ministério da Cultura.

O resultado da reforma foi chamado de "vandalismo" por Nikolai Tsiskaridze, uma das estrelas do grupo. O contrato de Tsiskaride vence este mês e não será renovado.

O Bolshoi está em uma fase crítica de disputas internas, que culminaram no ataque ao diretor artístico, Sergei Filin, no início deste ano. Filin foi atacado com ácido sulfúrico no rosto.

Parte dos conflitos e tensões vividas pelo balé russo é creditada ao aumento dos investimentos públicos na instituição.


Endereço da página: