Folha de S. Paulo


Crítica: Segundo filme de convidados da Mostra supera o primeiro

A ideia de Leon Cakoff e Renata de Almeida de aproveitar os sempre ilustres convidados da Mostra Internacional de Cinema para realizar pequenos trabalhos e depois reuni-los em longa alcança resultado mais elaborado em "Mundo Invisível" do que no anterior, "Bem-Vindo a São Paulo" (2004).

Isso em parte acontece porque o conceito de "invisibilidade" é vago, logo oferece mais possibilidades do que o de "olhar sobre a metrópole".

Estreia "Mundo Invisível", filme de episódios criado por Leon Cakoff

Outra vantagem é que a maioria dos que assinam "Mundo Invisível" compartilham ideais e dúvidas em relação ao império da imagem, ao que esta mostra e ao mesmo tempo esconde ou apaga.

Divulgação
Leon Cakoff (sentado) em
Leon Cakoff (sentado) em "Yerevan - O Visível", episódio que evoca genocídio armênio no século passado

Nos brevíssimos curtas de Angelopoulos e Guy Maddin, o formalismo autoral se depara com um material bruto: uma pregação evangélica na estação Sé, um dia de Finados no cemitério da Consolação. Em ambos, a banalidade do fato se expande, distorce, delira, tornando-se matéria plástica e sugestiva.

Oliveira e Wenders partem da deficiência (auditiva e visual) para tecer fábulas sobre a vida moderna, em que tudo ficou tão ao alcance, enquanto nós paradoxalmente nos tornamos surdos e cegos.

Atom Egoyan, Jerzy Stuhr e a dupla Beto Brant e Cisco Vasques assinam os episódios mais anômalos e provocativos. Neles, o visível não é mais que restrição. O que a imagem capta é sobra, resíduo. Fora dela, no avesso dela, eliminado dela, existe um excesso, uma abundância de segredos, de coisas a dizer. Um mundo, em suma.

MUNDO INVISÍVEL
DIRETOR 12 cineastas
PRODUÇÃO Brasil, 2012
ONDE Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca e Pompeia
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página:

Links no texto: