Folha de S. Paulo


Pelas redes sociais, artistas apoiam manifestações na Turquia

A onda de protestos que começou na Turquia na semana passada ganhou o apoio de artistas de outras partes do mundo --inclusive do Brasil.

As manifestações, reprimidas violentamente pela polícia, tiveram início em Istambul contra a demolição de um parque e acabaram catalisando uma insatisfação mais ampla contra o governo islâmico-conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Entenda: Projeto urbanístico originou protestos em Istambul

Segundo a ONG Anistia Internacional, já há ao menos dois mortos e mais de mil feridos. Na última segunda-feira (3), quarto dia de protestos, o governo da Turquia pediu calma aos manifestantes.

A mineira Petra Costa, diretora de "Elena" (2012), foi a Istambul para exibir seu filme em um festival, mas acabou testemunhando de perto as manifestações que tomaram a cidade.

"Da noite pro dia, a cidade está totalmente transformada. As pessoas estão em transe, não dormem há dois dias. É muito emocionante estar aqui nesse momento", disse, em vídeo publicado na página do filme no Facebook.

A diretora também publicou fotos das manifestações e um vídeo mostrando a polícia turca supostamente jogando gás em apartamentos da cidade.

Segundo um texto publicado por Costa em sua página na rede social, o documentário "Elena", que seria exibido no último sábado (1º) e nesta terça-feira (4) no festival "Documentarist", teve sua participação adiada por causa das manifestações. A organização do festival declarou no site oficial que pretende agora exibir todos os filmes gratuitamente.

Cantores como Madonna e Roger Waters, do Pink Floyd, também se manifestaram. Madonna postou em seu Instagram uma foto sua com a legenda: "Contra a violência na Turquia! Comece uma revolução do amor! Tolerância é [ter] dignidade humana e respeito!".

Waters escreveu um grande recado de apoio em sua página de Facebook. "A todos meus amigos da Turquia: Estou com vocês", disse. "Não há nada mais importante do que vocês estão fazendo agora."

Atores de Hollywood também aderiram à mobilização on-line. Mark Ruffalo ("Minhas Mães e Meu Pai") reproduziu informações sobre o protesto em sua conta do Twitter. Além disso, circula na rede uma foto em que a atriz Tilda Swinton, ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2008, segura uma folha com uma mensagem de conscientização sobre o protesto: "Caros cidadãos do mundo, neste momento, a polícia está atacando violentamente cidadãos em Istambul que estão protestando contra o governo".

A top model brasileira Gisele Bündchen também entrou na onda dos protestos e postou uma foto com o símbolo da paz e a legenda "mandando muito amor para a Turquia" em seu Instagram.

"A mídia turca está em silêncio sobre as atrocidades de direitos humanos que estão acontecendo agora!", disse o grupo indie Grizzly Bear pelo Facebook e Twitter. O grupo pediu a seus fãs ajuda na divulgação dos acontecimentos no país.

A cantora Cat Power, que se apresentou no Brasil no mês passado, publicou fotos de protesto e com informações sobre as manifestações em suas contas no Instagram e no Tumblr. Nas fotos divulgadas pela cantora estão desde a banda U2 à apresentadora Oprah, além do presidente Barack Obama.

Outra banda que veio ao Brasil, em setembro do ano passado, e que aderiu aos protestos foi o Nouvelle Vague. "Acabamos de fazer shows em Istambul e ficamos chocados ao ver o que está acontecendo lá hoje", declarou a banda francesa em sua página no Facebook.


Endereço da página:

Links no texto: