Folha de S. Paulo


Morre o líder da banda aborígene australiana Yothu Yindi

Mandawuy Yunupingu, vocalista da banda aborígene australiana Yothu Yindi, morreu aos 56 anos em sua casa na noite deste domingo (2), na comunidade de Yirrkala, no norte da Austrália. Ele lutava há anos contra uma doença no fígado.

Co-fundada por Yunupingu em 1986, Yothu Yindi era representante da cultura aborígene na Austrália e protestava a favor dessa população. A banda se apresentava com vários integrantes, alguns australianos brancos (balandas) e outros aborígenes, e produzia uma mescla de música aborígene com rock.

Yothu Yindi começou a se destacar em 1988, durante o bicentenário da Austrália, quando participou de shows de protesto a favor do reconhecimento da comunidade aborígene. A canção "Treaty", de 1991, versa sobre a ausência de um acordo que reconheça a comunidade na Austrália, e é seu hit mais conhecido. A banda produziu seis álbuns no total, sendo que o último, "Garma", foi lançado em 2000.

Reprodução/Facebook/Mandawuy Yunupingu
O músico aborígene australiano Mandawuy Yunupingu, da banda Yothu Yindi
O músico aborígene australiano Mandawuy Yunupingu, da banda Yothu Yindi

O grupo se apresentou no Brasil em 1997. "Ainda estamos em um tipo de guerra [na Austrália]. A nível político, ainda somos subjugados", disse Yunupingu, em entrevista concedida à Folha na época.

"Queremos manter nossa identidade, formas de expressão e nosso direito à terra. Basicamente, estamos pedindo por direitos humanos e pelo reconhecimento pela nossa forma de vida. O desafio é conciliar o estilo contemporâneo de vida na Austrália e as nossas tradições."

Yunupingu, que também foi professor na Austrália, foi nomeado "Australiano do Ano" em 1992 por "construir pontes de compreensão entre os aborígenes e os não aborígenes".

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: