Folha de S. Paulo


'Diverso' traça perfil do diretor de teatro Aderbal Freire-Filho

O diretor de teatro Aderbal Freire-Filho é o convidado do programa "Diverso", na TV Brasil. A atração, que vai ao ar hoje, às 17h30, traça um perfil do profissional, que realizou mais de 80 espetáculos como diretor, em cerca de quatro décadas de carreira.

Ao tentar desvendar a relação de Freire-Filho com a profissão de artista e o transcorrer do tempo, o programa promove reflexões sobre a existência humana e as suas inquietudes.

Divulgação
Diretor de teatro Aderbal Freire-Filho: mais de 80 peças em quatro décadas
Diretor de teatro Aderbal Freire-Filho: mais de 80 peças em quatro décadas

"O diretor é o mais invisível de todos, porque ele é invisível durante o espetáculo", diz Freire-Filho. "E os outros [atores] são invisíveis assim que a fogueira apaga; é uma fogueira em que o fogo arde, morre, vira cinza e o vento leva."

"Palavroso", como ele mesmo se define no início da entrevista, Freire-Filho fala de sua carreira e de espetáculos que dirigiu, como "Hamlet" (2008), protagonizado por Wagner Moura.

Conhecido por privilegiar o trabalho do ator, ele comenta essa sua característica: "Muitas vezes, para servir ao ator, eu tenho um processo de trabalho voltado para ele, mas que constrói uma estrutura cênica pra sustentá-lo".

NA TV
Diverso
Entrevista com o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho
QUANDO sexta (31), às 17h30, na TV Brasil


Endereço da página: