Folha de S. Paulo


Carioca Marcela Mariz faz sucesso com livro em inglês

A carioca Marcela Mariz, 30, nunca se assustou com os perrengues do faça você mesmo. Aos 15 anos, prestes a estrear no teatro profissional como atriz, teve o espetáculo cancelado por problemas com a autora da história. Arrasada, resolveu escrever sua própria peça, reaproveitando elenco, cenários e até figurinos.

Quinze anos depois, advogada formada, atriz nas horas vagas e morando nos EUA, decidiu bolar um roteiro em inglês. Ao perceber a dificuldade de atingir Hollywood, transformou a trama em livro e o publicou por conta própria, no final de 2012, cuidando de todo o processo editorial.

A trabalheira rendeu bem. O livro "The Chosen of Gaia" (disponível na Amazon.com, na versão impressa, por U$ 10,79 --cerca de R$ 22), sobre uma família escolhida para viver num mundo paralelo de avançadas tecnologias, recebeu ótimas críticas na internet e chegou a vender cerca de 10 mil e-books.

Fernanda Ezabella/Folhapress
A carioca Marcela Mariz na piscina de seu condomínio em Orange County, a uma hora de carro de Los Angeles
A carioca Marcela Mariz na piscina de seu condomínio em Orange County, próximo de Los Angeles

Fez tanto barulho que conseguiu uma editora de verdade, no Brasil, que publicará a história em português, em 2014.

"Escrevi em três meses, mas o processo para publicar é infernal, te consome muito. E eu ainda tinha meu trabalho de advogada", diz Mariz no condomínio onde mora em Orange County, no sul da Califórnia, com o marido brasileiro. Ela trabalha numa multinacional da indústria aeronáutica.

Mariz e o marido desenharam a capa antes de mandar para um designer, cuidaram de detalhes do miolo e ainda contrataram um editor e uma agente especialista em autores autopublicados. Profissionais do gênero, que conseguem que blogueiros resenhem os livros, costumam cobrar o equivalente a R$ 20 mil por seis meses.

"The Chosen of Gaia" é voltado para adolescentes, uma leitura rápida com uma pegada de ficção científica e um tom reflexivo sobre o futuro.

Quando o trabalho ainda estava na fase do roteiro, Mariz conseguiu mostrá-lo para uma executiva de um estúdio de Hollywood, graças à ajuda de uma brasileira dona de um salão de cabeleireiro em Beverly Hills.

"Na época, o estúdio estava quase falindo, mas ela disse que gostou e me aconselhou a fazer em livro. Foi o que fiz", conta Mariz, que quer lançar seu segundo romance em inglês até o final deste ano. "Não é continuação. É surpresa. Vai ter mais humor."

Ela começou a escrever aos 13 anos numa escola de teatro em Teresópolis, no Estado do Rio. Aos 19, assinou mais de 20 peças corporativas para empresas como Vale e Petrobras, com temas como segurança no trabalho, estresse e Aids.

"Foi o maior exercício de escrever que tive na vida. Algumas peças tinham 45 minutos de duração e precisava entregá-las em dois dias. E tinham de ser comédias, sempre", lembra.

Mariz também fez parte do grupo Tablado, do Rio, por quatro anos, e participou de programas da Globo, como "Malhação" e "Linha Direta". Ao chegar à Califórnia, em 2008, tentou emplacar a carreira de atriz. "Fiz muitos testes, mas era desmotivante. Resolvi melhorar o inglês e focar no trabalho."

Ela é prima de Marcelo Galvão, diretor de "Colegas", filme do qual participaria caso não tivesse arrumado emprego nos EUA. Ela brincou que quando lançar o livro no Brasil vai pedir ao protagonista Ariel Goldenberg para fazer uma campanha parecida com a #VemSeanPenn. "Vamos pedir para ele fazer 'Vem Tom Cruise' para o livro. Quem sabe, né?"


Endereço da página:

Links no texto: