Folha de S. Paulo


Líder da Incognito toca no Brasil e diz que não precisa correr atrás de sucessos

Guitarrista, compositor, produtor, arranjador, vocalista, baixista. São vários os talentos de Jean-Paul "Bluey" Maunick, o criador e líder da banda britânica Incognito, que vai exibir suas dançantes fusões de funk, soul e jazz, nesta sexta-feira (24), na abertura do 5º Bourbon Festival Paraty --evento que se estende até domingo (26), com entrada franca.

Falando à Folha, por telefone, de Londres, Bluey lembra que em sua única visita ao país, em 1996, quando se apresentou com a Incognito no Free Jazz Festival, estava tão excitado que chegou a dormir uma noite na praia, no Rio.

"As pessoas disseram que eu não deveria fazer aquilo, mas estar no Brasil pela primeira vez era algo muito especial para mim. Infelizmente, naquela viagem não tive tempo para conhecer músicos brasileiros. Mais tarde fiz amizades sólidas com Ed Motta e Alex Malheiros (do grupo Azymuth)", comenta o líder do grupo, que se apresentou na última quinta-feira (23) no Bourbon Street, em São Paulo.

Veja vídeo

Para o show, Bluey promete uma espécie de retrospectiva musical das três décadas de sua banda. "Vamos misturar um pouco de tudo que tocamos desde o final da década de 1970. E também algumas surpresas, coisas que as pessoas não esperam que podemos tocar."

A rara longevidade da Incognito --em uma cena em que bandas e artistas descartáveis surgem tão rapidamente quanto desaparecem-- tem a ver, na opinião de Bluey, com suas próprias origens e escolhas musicais.

"Temos a sorte de fazer música que tem história. Quando se abraça uma tradição musical tão rica, que inclui o blues, o jazz, o soul, o funk, ou o que mais saiu dela, como a 'disco', a house ou o 'neo soul', você pode passar toda sua vida tocando essa música, sem precisar ficar correndo atrás de um novo sucesso. Nossa música não se prende só a uma determinada época", reflete.

Divulgação
O grupo britânico Incognito, que se apresenta na abertura do 5º Bourbon Festival Paraty
O grupo britânico Incognito, que se apresenta na abertura do 5º Bourbon Festival Paraty

*

Veja a programação do 5º Bourbon Festival Paraty:

24 de maio
Palco da Matriz
21h30 Raul de Souza
23h Incognito
0h30 Serial Funkers com Ed Motta

25 de maio
Palco Santa Rita
16h Carlos Barbosa Lima Part. John Wesley
17h30 Paulo Meyer

Palco da Matriz
21h30 Céu
23h Stanley Clarke
0h30 Big Sam´s Funky Nation

26 de maio
Palco Santa Rita
16h Tuto Ferraz Funky Jazz Machine
17h30 Jefferson Gonçalves com Big Joe Manfra

Palco da Matriz
20h30 The Players New Orleans Jazz Band with Germaine Bazzle
21h30 Hamilton de Holanda
23h Mart´nália


Endereço da página:

Links no texto: