Folha de S. Paulo


"O que vocês viram na tela, nós fizemos", diz a atriz Léa Seydoux em Cannes

Donas das cenas de sexo mais faladas do Festival de Cannes, Léa Seydoux ("Missão: Impossível 3") e a menos conhecida (por enquanto) Adèle Exarchopoulos, de "La Vie d'Adèle", falaram nesta quinta-feira (23) sobre o realismo das sequências e não esconderam o jogo.

"O que vocês viram na tela, nós fizemos", disparou Léa, emocionada. "Pode não parecer, mas sou muito tímida. Há uma verdade maravilhosa em um trabalho tão realista. Em diversos momentos, eu até esquecia que havia uma câmera nos filmando."

Sebastien Nogier /Efe
A atriz francesa Léa Seydoux se emociona durante coletiva de imprensa do filme
A atriz francesa Léa Seydoux se emociona durante coletiva de imprensa do filme "La Vie d'Adele", durante o Festival de Cannes

Sua parceria confirmou. "As cenas foram surpreendentes, porque não seguimos nenhum roteiro. Era tudo improvisação, um trabalho de meses entre os atores", completou Adèle.

Quando o diretor Abdellatif Kechiche começou a falar sobre a entrega das duas garotas aos papéis em que vivem duas lésbicas conhecem o primeiro amor, a francesa de 27 anos começou a chorar. "A sensualidade é muito difícil de capturar no cinema. Quando há corpos, fica fácil, mas Léa e Adèle mostraram sensualidade até na hora de jantar. Mas foi tudo um grande jogo, que exigiu sacrifícios. Era tudo atuação", elogiou o diretor nascido na Tunísia, mas radicado na França, conhecido por "O Segredo do Grão" (2007).

Veja vídeo

As cenas são tão impressionantes que um jornalista americano questionou se o longa não seria cortado nos Estados Unidos. "O filme está vendido para os Estados Unidos e vários outros países, mas ninguém pediu cortes. Eles gostaram", garantiu o produtor Vincent Maradal, logo interpelado por Kechiche: "Tenho certeza que algum país vai pedir cortes".

Apesar da emoção de Léa, a estrela da festa era a jovem de 19 anos que faz o papel que batiza o longa. Interpretando uma jovem de ambições simples que começa a descobrir a sexualidade a encontrar a jovem artista plástica de Seydoux, Adèle está cotada para ganhar a Palma de Ouro não apenas pela entrega nas cenas de sexo, mas por sua interpretação visceral de uma garota que se apaixona e tem o coração partido.

"Não vamos nos adiantar", brincou a jovem. "Mas se o prêmio vier, será muito bem-vindo."


Endereço da página:

Links no texto: