Folha de S. Paulo


No Brasil para lançar 'Diário de um Banana 7', autor Jeff Kinney comenta a série infantil

Jeff Kinney viu com desconfiança, em 2009, sua seleção pela revista "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Não era nem a pessoa mais influente de sua própria casa, argumentou o americano, casado e pai de dois meninos.

A reação irônica é algo reveladora sobre o autor e sobre a série que o fez merecer tal reconhecimento, "Diário de um Banana", um dos maiores best-sellers do mundo hoje.

'Não gosto de moralizar', diz autor de 'Diário de um Banana'

Aos 42 anos, com 75 milhões de livros vendidos desde 2007 --sendo 2,1 milhões no Brasil, onde estreou em 2008 pela Vergara & Riba--, Kinney conhece um sucesso que de fato não esperava.

Passou oito anos criando o "Diário" como uma obra em quadrinhos para adultos. Quando enfim conseguiu uma editora, descobriu que tinha produzido um livro infantil.

Sua criação é um híbrido de HQ com o diário de um garoto, Greg Heffley, em busca de aceitação social --uma espécie de Kevin Arnolds, protagonista da série de TV "Anos Incríveis (1988-1993), mais tímido e atrapalhado.

"Tinha 'Anos Incríveis' em mente quando criei o 'Diário', porque era sobre a realidade das crianças, mas sob o ponto de vista de um adulto", disse o autor em entrevista à Folha, na terça-feira (21), em São Paulo.

Em sua primeira visita ao Brasil, confortável na condição de autor de infantis, Kinney visitará escolas e fará tardes de autógrafos no Rio e em São Paulo --a edição paulistana será nesta quinta (23), às 17h, na Livraria Saraiva do Morumbi.

Veio lançar "Segurando Vela", o sétimo livro da série, que saiu no país com 200 mil cópias há menos de um mês e já vendeu 42 mil delas. Isso lhe deu o terceiro lugar entre os best-sellers do site sobre mercado editorial Publishnews, cuja lista reúne todos os gêneros, incluindo adultos.

O sétimo "Diário de um Banana" fica atrás apenas de "Kairós" (Principium), do padre Marcelo Rossi, e do também infantojuvenil "A Marca de Atena" (Intrínseca), de Rick Riordan.

Pode ser um sinal de que crianças e adolescentes leem mais do que adultos --as listas infantojuvenis tendem a ter os melhores números de vendas--, mas também de que Kinney acabou abraçando parte do público adulto que imaginava inicialmente.


Endereço da página:

Links no texto: