Folha de S. Paulo


Alegando falta de segurança, evento cultural alemão deixa Cracolândia

Na noite deste sábado, os organizadores da Kultur Tour, evento cultural da Alemanha, decidiram retirar da rua dos Gusmões o caminhão que exibia filmes e músicas do país.

Os responsáveis alegaram falta de segurança e de adequação do local. Policiais militares, que estavam na região, afirmaram que haveria monitoramento da área durante toda a Virada Cultural. Contudo, os organizadores da Kultur Tour optaram pela saída do veículo.

A rua dos Gusmões, lugar escolhido pela organização da Virada Cultural, está localizada no centro da Cracolândia.

O curador alemão da amostra, Holger Deier, 46, disse que o local ideal para o evento seria uma praça ou parque para que as pessoas pudessem aproveitar e assistir aos filmes de forma confortável.

Por medo de que o caminhão fosse roubado e danificado, a produtora do evento Natacha Lopes Barros, 34, afirma que, antes mesmo do começo das atividades, pessoas invadiram o veículo, mas foram retiradas por policiais. "O local escolhido [pela organização da Virada Cultural] não favorece a presença do público", afirmou.

Às 20h30, após um representante da organização comparecer ao local, o evento foi desmontado e o caminhão retornou para sua garagem em Guarulhos. Um novo local para a Kultur Tour foi prometido pela organização da Virada Cultural. Até o fechamento desta reportagem o lugar ainda não havia sido escolhido.

O ano de 2013 é o ano da Alemanha no Brasil. Como parte das celebrações, a Kultur Tour irá percorrer o Brasil com o objetivo aproximar brasileiros da cultura alemã.


Endereço da página:

Links no texto: