Folha de S. Paulo


Festival traz grandes nomes e grupos independentes da música turca

Muito além de trilha sonora de novela, a música turca é destaque na segunda edição do festival "Istambul Agora 2013", do Sesc São Paulo.

Além de uma mostra com filmes de três diretores turcos contemporâneos --com a exibição de "Era uma vez em Anatólia", de Nuri Bilge Ceylan, ganhador do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2011--, o festival traz shows a partir desta quinta-feira (16) até o dia 26 de maio. Parte da programação integra a Virada Cultural de 2013.

No evento, haverá desde DJs turcos a bandas de rock psicodélico do país. "Wonderland" é o projeto de jazz do músico Ilhan Ersahin, que faz a curadoria de música do festival. Ele já trabalhou com Bebel Gilberto e compôs o hit "Thinking about You", de Norah Jones.

Há também artistas independentes como "Buyuk Ev Ablukada", nome da banda de sete barbudos que fez fama pela internet.

Veja vídeo

O destaque é Kudsi Erguner, que se apresentará no Sesc, mas também participará de um encontro voltado para músicos e críticos musicais em que dará uma aula de música clássica otomana. Kudsi é conhecido como um mestre da música Mevlevi Sufi (vida espiritual do Islã) e já trabalhou com nomes como Peter Gabriel e Robert Wilson.

JAZZ TURCO

Outra grande atração do evento é a "Norah Jones turca", a cantora turco-holandesa Karsu Dönmez que aos 17 anos tocou no Carnegie Hall, importante sala de concertos de Nova York.

Hoje com 22 anos, ela contou à Folha que, quando adolescente, seus pais lhe presentearam com um piano com o dinheiro que haviam guardado para comprar um carro. Desde então, diz, sua vida é voltada para a composição de canções de pop e jazz. Cita como influências os clássicos Ray Charles, Nina Simone e Quincy Jones, além da espanhola Concha Buika e da israelense Yasmin Levy.

Veja vídeo

O nome "Karsu", que significa "água da neve", é o nome da vila na Turquia onde os pais da cantora nasceram --jovens, migraram da Turquia à Holanda. Para ela, embora não saiba escrever em turco e portanto compor na língua, a cultura de seus ascendentes influencia muito a música que faz, inclusive com canções cantadas em turco. Além disso, suas composições próprias, sempre em inglês, são "dramáticas e poéticas", segundo ela, como a música turca.

"Acho que os brasileiros são como os turcos: diferentemente dos holandeses, são muito receptivos e amigáveis. E devem fazer barulho", afirma Karsu. Ela diz amar a bossa nova e ter incorporado um pouco do gênero na canção 'Gesi Baglari'.


Endereço da página:

Links no texto: