Folha de S. Paulo


Em Cannes, Pelé apresenta filme sobre sua vida e critica escolha de Felipão

Pelé, 72, já foi objeto de diversos documentários e já atuou em longas nacionais ("Os Trapalhões e o Rei do Futebol") e internacionais ("Fuga para a Vitória"), mas o rei do futebol verá pela primeira vez uma produção grande sobre sua adolescência.

"Pelé" foi anunciado no 66º Festival de Cannes e será produzido por Bryan Grazer ("Uma Mente Brilhante", "Apollo 13") e dirigido pelos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, que filmaram no Brasil o longa "Favela Rising" (2005).

"Era um milagre que ninguém tivesse feito [esse filme] no Brasil. Filmar a história de Pelé é como fazer um longa de super-herói. Vamos focar nos primeiros dias do Rei do Futebol, da infância como engraxate ao primeiro título mundial", exalta Michael Zimbalist, que rodará o roteiro em "inglês com sotaque brasileiro" para lançar um mês antes da Copa do Mundo.

Atraindo todos os holofotes em Cannes, Pelé diz que se envolver com uma superprodução com Grazer é como "ter um novo treinador na vida" e que vai dar todo o apoio para encontrar um Pelé perfeito. "Vou ajudar no que precisaram. Joshua, meu filho de 16 anos, agora está jogando no Santos. Ele seria bom para fazer meu papel, pena que seja tão diferente de mim", brinca o craque, também produtor do longa.

O protagonista, no entanto, será uma "cara nova", diz o produtor. "Queremos um bom ator, alguém que tenha um corpo atlético e parecido com Pelé. Se souber jogar futebol, melhor ainda", lista Jeff Zimbalist. "Mas alguns nomes conhecidos internacionalmente farão papéis secundários."

SELEÇÃO

Em Cannes, Pelé comentou a escalação do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações.

"Foi uma surpresa para mim, porque Ronaldinho e Kaká são jogadores experientes. Um dos dois deveria ter sido chamado para, pelo menos, fazer parte do grupo, mas isso é uma decisão do técnico", disse Pelé à Folha. "Em uma Copa do Mundo, você precisa pensar nos 22 jogadores e não apenas no time titular. Experiência é importante."

Com previsão de estreia para um mês antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o filme "Pelé" mostrará a infância do Rei do Futebol, dos nove aos 17 anos, quando venceu a Copa de 1958, na Suécia, com a seleção brasileira. "Queria que o filme servisse para inspirar a seleção, mas ele precisaria ficar pronto mês que vêm", brincou o jogador.

"Falando sério, o Brasil tem bons jogadores espalhados pelo mundo, mas ainda não tem um bom time. Mano [Menezes, técnico anterior do Brasil] levou dois, três anos e não conseguiu dar uma cara para a seleção."

FILMAGENS NO RIO

O orçamento de US$ 14 milhões vem todo das produtoras internacionais Imagine Entertainment e Seine Pictures. Terá, no entanto, uma participação da RioFilme, que repassará ao filme 20% dos gastos da equipe com as filmagens no Rio --mantendo um teto de US$ 1 milhão, confirma o presidente da empresa e secretário municipal de Cultura do Rio, Sérgio Sá Leitão, também em Cannes.

Os diretores americanos filmarão a partir de agosto no Estado, em locais ainda não escolhidos para representar Santos e Bauru.


Endereço da página:

Links no texto: