Folha de S. Paulo


Dono de obras suspeitas na Christie's promete destruir peças se forem falsas

Ralph Santos Oliveira, o cientista que tentou leiloar uma série de obras com suspeita de serem falsas pela Christie's, em Nova York, disse à Folha que se compromete a destruir as telas caso for comprovado que elas são, de fato, falsas.

Há dúvidas sobre quatro trabalhos de Ivan Serpa e supostas obras de Mira Schendel, Amílcar de Castro, Roberto Burle Marx, Hércules Barsotti, Ubi Bava e Ione Saldanha. Nesta semana, a Christie's, que leiloaria as telas nos dias 29 e 30 de maio, anunciou que retiraria as obras do evento, mesmo depois de ter publicado imagens delas em seu catálogo.

Christie's/Divulgação
Suposta obra de Ivan Serpa que seria leiloada na Christie's
Suposta obra de Ivan Serpa que seria leiloada na Christie's

Santos Oliveira disse também que tentou conseguir certificados de autenticidade das obras em questão, mas que não obteve resposta dos herdeiros de Amílcar de Castro e não sabia quem procurar com relação às demais obras. Quando as peças voltarem de Nova York, para onde foram enviadas para o leilão, Santos Oliveira pretende consultar especialistas sobre a autenticidade delas.

"Ninguém, em nenhum momento, disse que essas obras eram duvidosas", diz Santos Oliveira. "Se for comprovado que esses quadros são falsos, eu destruo na hora. Assim que eu estiver de posse das obras, eu me comprometo a correr atrás de quem quer que seja. Se especialistas me disserem que são falsos, eu destruo na hora e posto na internet imagens da destruição. Não tenha sombra de dúvida de que essas obras não vão ficar rondando por aí depois que voltarem."

Ele também afirmou que tentou vender as peças em nome de sua avó, Nazita Santos Oliveira, que montou a coleção ao longo da vida. "Eu sou uma grande vítima. Nesse mercado, a gente fica à mercê de comprar obras boas ou ruins", disse. "Não sei onde a minha avó comprou isso, não faço ideia. Nessa história só tem vítimas."


Endereço da página: