Folha de S. Paulo


Virada Cultural 2013 homenageia Chorão e Paulo Vanzolini

A Virada Cultural de 2013, primeira da gestão de Juca Ferreira, secretário municipal da Cultura indicado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), custará R$ 10 milhões, valor 25% mais alto que o evento do ano passado. As atrações do evento foram anunciadas ontem na sede da prefeitura de São Paulo.

Em sua nona edição, o evento, realizado em 18 e 19 de maio, será aberto pela cantora Daniela Mercury e pelo Zimbo Trio, terá apresentação de artistas como Racionais MCs e Gal Costa, e prestará homenagens ao compositor Paulo Vanzolini e ao cantor Chorão, mortos neste ano.

O Sesc patrocinará a vinda de atrações internacionais como George Clinton, lenda do funk, e do duo de hip-hop Black Star.

Editoria de Arte/Folhapress

Ferreira destaca como marcas de sua gestão a curadoria colegiada, formada por nove pessoas de diferentes formações na área de cultura, além da "Viradinha", programação especial para crianças, e a ampliação da área perimetral do evento, no centro da cidade, com a incorporação da praça das Artes, do Mercado Municipal, da praça Roosevelt e da rua 25 de março.

"Minha responsabilidade era proteger o trabalho técnico da curadoria e respeitar suas decisões", disse Ferreira.

Haddad anunciou que quer fazer da Virada um "patrimônio para a cidade" e um evento nacional que atraia um maior número de turistas.

O prefeito encomendou à assessoria de comunicação da prefeitura uma campanha publicitária para fora de São Paulo. Segundo ele, operadoras da área de turismo já responderam com pacotes especiais para a cidade --ano passado, 8% das 4 milhões de pessoas que frequentaram o evento eram turistas.

Outras novidades são a "virada hacker" na Galeria Olido e um sarau literário árabe na Biblioteca Mário de Andrade.

O prefeito também pediu que Juca Ferreira considerasse a sugestão do arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer de incorporar igrejas, sinagogas e mesquitas ao evento, seguindo o exemplo da chamada Noite Branca em Roma. "Os interessados em arte sacra sempre quiseram espaço na Virada. Encomendo publicamente uma resposta de Juca Ferreira a dom Odilo para este ano ou ano quem vem", disse Haddad.

Segundo o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, a segurança do evento terá 2.400 policiais militares, mil seguranças privados da SPTurismo e 1.500 agentes da Guarda Civil Metropolitana.


Endereço da página: