Folha de S. Paulo


Manuscritos de José de Alencar são disponibilizados em formato digital

Em comemoração aos 184 anos de nascimento do escritor José de Alencar (1829-1877), a Casa José de Alencar (CJA), espaço cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), disponibiliza a partir desta quarta-feira (1º) mais de 6.000 páginas manuscritas pelo escritor cearense.

Os escritos poderão ser consultados em formato digital nos computadores da Biblioteca da CJA, que fica em Fortaleza.

Reprodução
O escritor José de Alencar
O escritor José de Alencar

Localizada em meio a área verde do bairro de Messejana, na capital cearense, a CJA funciona na mesma casa onde viveu José de Alencar, autor de clássicos da literatura brasileira como "Iracema" e "Senhora", e que nasceu em 1º de maio de 1829.

Agora finalizado, o Projeto Digitalização dos Manuscritos de José de Alencar teve início no final de 2011. Foi patrocinado pela Petrobras, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e pela Administração Superior da Universidade Federal do Ceará, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, do Departamento de Literatura da UFC e do Museu Histórico Nacional.

O acervo digital disponível na casa contém artigos sobre literatura, ficção, crítica, poesia, teatro, política e direito, além de um projeto sobre gramática, e correspondências mantidas pelo autor. Os escritos foram produzidos entre 1845 e 1877.


Endereço da página: