Folha de S. Paulo


Com disco "Tribunal do Feicebuque", Tom Zé rebate críticas por fazer comercial

Em março passado, Tom Zé se viu envolvido em uma polêmica após ter feito a locução de um comercial da Coca-Cola, um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo do Brasil.

Na propaganda, ele dizia: "O Brasil é o país de todo mundo, o futebol é o esporte de todo mundo e a Coca-Cola é a bebida de todo mundo".

Após emprestar a voz ao vídeo, foi alvo de críticas em redes sociais.

Pouco mais de um mês após a polêmica, ele responde com o "Tribunal do Feicebuqui", EP com cinco músicas e participações do rapper Emicida, das bandas O Terno e Trupe Chá de Boldo, do músico Tatá Aeroplano e da Filarmônica de Pasárgada.

Zanone Fraissat/Folhapress
Tom Zé, que doará o cachê para banda de Irará, na Bahia
Tom Zé, que doará o cachê para banda de Irará, na Bahia

"Me misturaram com uma porção de crianças vigorosas, parecia que eu estava no tempo da Tropicália", diz Tom Zé.

No disco, o compositor divide autoria e interpretação de canções ácidas, como a que batiza o EP. A faixa (assinada por ele, Marcelo Segreto e Gustavo Galo), traz versos como "Tom Zé mané/ Baixou o tom/ Baba baby/ Bebe e baba/ Velho babão", além do provocador e irônico "Que é que custava morrer de fome só pra fazer música?".

Além do tema que abre o disco, o álbum ainda tem "Zé a Zero" (Tom Zé, Marcelo Segreto e Tim Bernardes), "Papa Francisco Perdoa Tom Zé" (Tim Bernardes), "Irará Iralá" (Tom Zé) e "Taí", feita por ele nos anos 1970 para um comercial de refrigerante.

"Esse disco não é uma resposta mal-humorada, foi feito tanto para quem falou bem quanto para quem falou mal, todos me influenciaram", diz.

"São as crianças [músicos jovens] dando suas respostas mais violentas e eu amaciando. Não estou fazendo aquela covardia de me usar de canções, de estar no pedestal dos sabidos, para dizer que foi um patrulhamento."

A partir desta quarta-feira (24), Tom Zé volta ao estúdio para, com a mesma turma, começar a gravar mais sete músicas, que transformarão o EP em um disco, com lançamento previsto também em vinil.

CACHÊ PARA IRARÁ

Na época do comercial, Tom Zé havia dito que usaria o pagamento para investir na pesquisa de um álbum com instrumentos experimentais.

O compositor mudou de ideia e doará o cachê de R$ 80 mil para a Sociedade Lítero-Musical 25 de Dezembro, banda da qual ele foi expulso em 1954, em Irará, sua cidade natal.

"Eu estudava sax na banda. Aí vieram me dizer que eu era filho de rico e não podia ocupar o lugar de um aluno pobre. Se for o caso, vou até Irará e entrego o cachê em uma cerimônia."

TRIBUNAL DO FEICEBUQUI
ARTISTA Tom Zé
GRAVADORA Independente
QUANTO grátis, em tomze.com.br

*

RESPOSTA EM VERSO

"Tribunal do Feicebuqui"

"Tom Zé mané/ Baixou o tom/ Baba baby/ Bebe e baba/ Velho babão"

"Zé a Zero"

"A copa aqui co qui calé?/ É coco colá/ Aqui copa cola acolá/ Fazendo propaganda de Tom Zé"

"Taí"

"Se o rei ianque quiser um dia/ Descer do tanque, do pedestal/ Tomar a força do guaraná/ Tem que vir aqui/ Ou mandar buscar"

"Papa Francisco Perdoa Tom Zé"

"Papa Francisco vem perdoar/ O tipo de pecado que acabaram de inventar/ O povo, querida, com pedras na mão/ Voltadas contra o imperialismo pagão/ Sou a garotinha ex-tropicalista/ Agora militando em um movimento/ Já não penso mais em casamento/ Mas se tomo Coca-Cola acho que estou me vendendo"

"Irará Iralá"

"É elevando, Sinhá Inácia/ Melânia, Pedro Piroca/ Que Irará chegará lá/ Iralá iralá irá"


Endereço da página:

Links no texto: