Folha de S. Paulo


Steven Soderbergh e Roman Polanski brigam pela Palma de Ouro em Cannes

Briga de cachorro grande. Não há melhor expressão para definir a competição oficial do 66º Festival de Cannes, que acontece entre 15 e 26 de maio. Na lista anunciada nesta quinta-feira (18) pela direção do evento, 16 dos 19 selecionados já passaram pela croisette, entre indicados e vencedores.

Entre os filmes mais aguardados, estão produções de Steven Soderbergh, Roman Polanski, os irmãos Coen, Paolo Sorrentino, Takashi Miike e Hirokazu Koreeda. O cineasta japonês Koreeda é uma forte presença, tendo em conta que já foi nomeado para duas Palmas de Ouro em edições anteriores.

Roman Polanski retorna ao festival onze anos depois de faturar a Palma de Ouro por "O Pianista". O cineasta apresenta sua adaptação da peça "Venus in Furs", de David Ives, sobre uma atriz (Emmanuelle Seigner) em busca de um papel que considera perfeito.

Já os irmãos Coen, que já venceram três vezes como melhor diretor e levaram uma Palma por "Barton Fink", em 1991, mostram "Inside Llewyn Davis", passado na cena folk de Nova York, na década 1960.

A seção Un Certain Regard (um certo olhar) conta com nomes como James Franco, Sofia Coppola, Hany Abu-Assad e Diego Quemada-Diez.

O maior e mais conceituado festival de cinema do mundo arranca no dia 16 com a estreia do filme americano "O Grande Gatsby" de Baz Luhrmann. No mesmo dia, o filme "The Bling Ring" de Sofia Coppola, com Emma Watson no papel principal, Taïssa Farmiga, Leslie Mann e Kirsten Dunst, será projetado na abertura da secção Un Certain Regard. Para o encerramento do certame o filme escolhido foi o thriller francês "Zulu", de Jérôme Salle, totalmente filmado na África do Sul.

O júri da Seleção Oficial do festival será presidido por Steven Spielberg e diretor dinamarquês Thomas Vinterberg será, este ano, o presidente do Júri da mostra Un Certain Regard. A realizadora Jane Campion vai presidir o júri de curtas-metragens e da Cinéfondation.

Efe
Cartaz oficial da edição 2013 do Festival de Cannes, que mostra o beijo entre Paul Newman e Joanne Woodward, em cena de "Amor Daquele Jeito"
Cartaz oficial de 2013 do Festival de Cannes, que mostra o beijo entre Paul Newman e Joanne Woodward, em "Amor Daquele Jeito"

*

Filmes na mostra competitiva:

"Un Château en Italie", de Valeria Bruni-Tedeschi
"Inside Llewyn Davis", de Joel e Ethan Coen
"Michael Kohlhaas", de Arnaud Despallières
"Jimmy P. (Psychotherapy of a Plains Indian)", de Arnaud Desplechin
"Heli", de Amat Escalante
"Le Passé", de Asghar Farhadi
"The Immigrant", de James Gray
"Grisgris", de Mahamat-Saleh Haroun
"Tian Zhu Ding" ('A touch of Sin'), de Jia Zhangke
"Soshite Chichi Ni Naru" ('Like Father, Like Son'), de Kore-Eda Hirokazu
"La Vie d'Adèle", de Abdellatif Kechiche
"Wara No Tate" ('Shield of Straw'), de Takashi Miike
"Jeune et Jolie", de François Ozon
"Nebraska", de Alexander Payne
"La Vénus à la Fourrure", de Roman Polanski
"Behind the Candelabra", Steven Soderbergh
"La Grande Bellezza", de Paolo Sorrentino
"Borgman", de Alex Van Warmerdam
"Only God Forgives", de Nicolas Winding Refn

Filme de Abertura (fora de competição):

"O Grande Gatsby", de Baz Luhrmann

Filme de Encerramento (fora de competição):

"Zulu", de Jérome Salle


Endereço da página: