Folha de S. Paulo


Versos do pagode romântico ganham homenagens nas redes sociais

"Chega de plantar loucura no campo do meu sentimento. Poderia ser Paulo Leminski, mas é Só Pra Contrariar." "Quero andar nas avenidas do futuro só com você. Poderia ser Chico Buarque, mas é Raça Negra."

Raça Negra, Só Pra Contrariar e Salgadinho resgatam pagode dos anos 1990
"Nunca imaginei sentir tanta saudade"; escolha o verso mais inesquecível do pagode

Versos como estes, consagrados por bandas de pagode dos anos 1990, se tornaram objeto de culto e de humor nas redes sociais.

Os citados neste texto são uma brincadeira da página "Poderia Ser", fundada por Thais Castro e Nana Caê, que trabalham em uma agência de publicidade de Goiânia.

Reprodução/Facebook
Brincadeira da página criada por publicitárias goianas
Brincadeira da página criada por publicitárias goianas

A página, criada no dia 1º deste mês, foi curtida por mais de 16 mil pessoas no Facebook. Além dos pagodeiros, "poetas populares", como Ivete Sangalo, Amado Batista, Pepê e Neném, Tiririca, Falcão, Xuxa e Angélica, também são lembrados.

"A página surgiu por causa do Raça Negra. Eu gosto muito, mas sempre fui hostilizada por isso. Ouvi aquele verso e pensei: se alguém me dissesse que era do Chico Buarque, muita gente acreditaria", comenta Thais Castro.

Se na "Poderia Ser" os pagodeiros dividem o brilho com ícones de outros estilos, na "Pagode Old School", eles reinam sozinhos.

Criado no segundo semestre do ano passado pelos publicitários cariocas Felipe Machado e Lincoln Lopes, o perfil virtual comercializa cartazes de estética "retrô" em que figuram versos clássicos do gênero romântico.

"A gente estava pesquisando referências para pôsteres sobre os Beatles e pensou: fazer com Beatles é mole, quero ver fazer com o Belo. Começou como brincadeira, mas é uma homenagem", explica Felipe Machado.

Com o sucesso dos pôsteres, a dupla começou a fazer camisetas com letras de pagode. Desde o ano passado, já foram vendidas 450 delas a R$ 60 cada. (LN)


Endereço da página:

Links no texto: