Folha de S. Paulo


Maria Bethânia traz turnê "Carta de Amor" a São Paulo

A morte de Dona Canô no dia 25 de dezembro do ano passado, como não podia ser diferente, abalou profundamente a filha Maria Bethânia. A cantora, que havia estreado o show "Carta de Amor", no Rio, em novembro passado, chegou a adiar as apresentações que faria da turnê em Porto Alegre nos dias 8 e 9 de janeiro.

A artista baiana foi retomando sua agenda de shows --que já passaram por Rio, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Uberlândia e Porto Alegre-- e estreia agora "Carta de Amor" em São Paulo. As apresentações acontecem neste sábado (30), domingo (31) e terça (2) no HSBC Brasil.

A última turnê de Bethânia, "Amor, Festa e Devoção" (2010) já havia sido dedicada a Dona Canô. No fim daquele espetáculo, uma imagem das duas era exibida em um telão.

João Milet Meirelles/Divulgação
A cantora Maria Bethânia apresenta a turnê
A cantora Maria Bethânia apresenta a turnê "Carta de Amor", que acontece no HSBC Brasil, em São Paulo

Embora a retomada da turnê "Carta de Amor" não traga mudanças no roteiro devido à morte de Dona Canô, a mãe da artista será homenageada novamente, de maneira elegante, íntegra e sutil, como é do feitio de Bethânia.

"Não muda absolutamente nada [no roteiro]. No ensaio depois que Dona Canô morreu, quando Bethânia cantou "Reconvexo", na parte em que cita Dona Canô [no verso "Quem não rezou a novena de Dona Canô...], ela levou a mão ao peito. Eu comecei a chorar. Ela tem essa justeza no gesto, um único gesto que é uma flechada. Bethânia tem muita noção do público e do privado, a admiro muito", disse à Folha Bia Lessa, que assina o cenário e a direção do espetáculo.

"O cenário é de uma simplicidade imensa. Existe uma ausência de cenário, mas muito confortável. A única coisa valorizada é o chão. É como se coisificasse os pés no chão. O palco é a casa da Bethânia, como ela cita na música do Arnaldo ['A Casa É Sua', de Arnaldo Antunes], explica Lessa.

DEZ ARRANJOS EM UM

O show "Carta de Amor" é baseado no repertório do último disco da cantora, "Oásis de Bethânia".

O álbum tem uma característica distinta em comparação aos anteriores da carreira de Bethânia: cada uma das 13 faixas teve arranjos feitos por um arranjador diferente.

No "elenco", nomes como Hamilton de Holanda, André Mehmari, Mauricio Carrilho, Marcelo Costa, Lenine, Djavan, Jorge Helder (que assina a produção do disco junto com a cantora), Jaime Alen (violonista responsável pelos arranjos dos últimos shows da artista) e a própria Bethânia.

Com tamanha diversidade de linguagens em mãos, coube a pianista Wagner Tiso --nome fundamental na estética sacramentada por Milton Nascimento no Clube da Esquina, e que faz sua estreia no palco como arranjador de Bethânia-- amarrar o espetáculo musicalmente e lhe conferir unidade.

"O disco é muito simples e muito bonito. Para o show, fiz uma releitura mais grandiosa. Dei um toque de Minas na baianidade dela", comentou Tiso.

A concepção dos arranjos foi feita sobre o repertório de "Oásis de Bethânia" e sobre outras canções, como "Não Enche" e "Reconvexo" (do irmão Caetano Veloso), "A Casa É Sua" (Arnaldo Antunes), "Quem Me Leva os Meus Fantasmas" (do português Pedro Abrunhosa), a inédita "Em Estado de Poesia" (Chico César), entre outras.

"A Bethânia sabe muito bem o que ela quer, discute muito os arranjos, sempre para ficar no ponto que ela gosta, à maneira de ela levar o show, como ela faz tão bem", completa o arranjador.

Nos próximos dias 13 e 14, Bethânia retorna com o show ao Rio (Vivo Rio) para gravar DVD do espetáculo, também com direção de Bia Lessa.

CARTA DE AMOR
QUANDO sáb. (30), às 22h, dom. (31), às 20h, e ter. (2), às 21h30
ONDE HSBC Brasil (r. Bragança Paulista, 1.281; tel. 0/xx/11/4003-1212)
QUANTO R$ 100 (ingressos esgotados)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página: