Folha de S. Paulo


Livro explica a atualidade de Martin Heidegger

"Heidegger está à altura do nosso tempo. Para questões fundamentais de nossa época, ele é mais adequado que o próprio Nietzsche."

É assim que Oswaldo Giacoia Jr., professor de filosofia da Unicamp e autor de vários estudos sobre Friedrich Nietzsche (1844-1900), explica sua recente dedicação a Martin Heidegger (1889-1976).

Um dos frutos desse interesse é o livro "Heidegger Urgente - Introdução a um Novo Pensar", do selo Três Estrelas, que se propõe a apresentar o filósofo ao público leigo e a discutir a atualidade de suas ideias.

"É 'urgente' no sentido de necessário", diz Giacoia sobre o chamado filósofo da Floresta Negra. Do começo ao fim do livro, o autor enfatiza a importância e a peculiaridade de Heidegger, considerado um dos pensadores mais relevantes dos últimos tempos.

Felix Man/Reprodução
O filósofo alemão Martin Heidegger, autor de
O filósofo alemão Martin Heidegger, autor de "Ser e Tempo"

De acordo com estudiosos, Heidegger se destaca por tentar responder por que existe o ser em vez do nada, isto é, por que existem algumas coisas em vez de coisa nenhuma.

Giacoia reconhece o valor dessas meditações de Heidegger, mas o professor da Unicamp está particularmente interessado nas discussões sobre a tecnologia moderna.

"Sua reflexão acerca da técnica é 'sui generis', e não podemos pensar a época contemporânea sem a técnica. Ela se espalhou como lógica planetária, e parece que não vê nenhum tipo de limite."

Enquanto diversos filósofos pensaram a tecnologia como instrumento a serviço do homem (para o bem ou para o mal), Heidegger a caracterizou como uma espécie de mecanismo de criação.

Para Heidegger, porém, a tecnologia, em sua forma moderna, provoca, de certa maneira, uma distorção nesse mecanismo, que termina por exercer um controle cada vez maior sobre a natureza.

Seu exemplo clássico é a geração de energia. Se, no passado, as pás de um moinho eram movidas pela passagem do vento, hoje uma hidrelétrica barra o curso das águas e põe o rio à disposição da criação de eletricidade.

O problema é que o controle do homem sobre esse processo poderia ser uma ilusão ingênua. O desenvolvimento da tecnologia atômica e o fenômeno das mudanças climáticas são dois exemplos que jogam a favor do argumento heideggeriano.

Embora a discussão sobre a tecnologia moderna conste sobretudo dos escritos mais tardios do filósofo alemão, o livro "Heidegger Urgente" abrange a chamada primeira fase do pensador, na qual ele produziu "Ser e Tempo", sua obra de maior destaque.

"É um erro achar que o primeiro Heidegger esteve alheio a questões da técnica", diz Giacoia, que reserva boa parte do livro à apresentação dos conceitos do alemão.

"Uma tarefa difícil", reconhece o professor da Unicamp. "O pensamento de Heidegger é hermético, e falta o recuo histórico para haver decantação até de seu léxico."

Além da parte conceitual, "Heidegger Urgente" ainda traz uma apresentação do contexto filosófico e da vida do pensador alemão, com comentários inclusive a respeito de sua polêmica ligação com o nazismo.

HEIDEGGER URGENTE
AUTOR Oswaldo Giacoia Jr.
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 29,90 (144 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: