Folha de S. Paulo


Shows de Criolo e The Black Keys fecham a noite do Lollapalooza hoje

No ano passado, quando o Lollapalooza --festival criado em 1991, em Chicago, pelo vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrell-- aportou no Brasil com sua primeira edição, recebeu críticas sobre o horário reservado a atrações brasileiras no evento.

A troca de farpas foi encabeçada pelo roqueiro Lobão que, escalado para se apresentar em horário considerado cedo demais, cancelou sua participação no evento.

Para este ano, na segunda edição do Lolla, que teve início ontem e vai até amanhã, os brasileiros foram escalados para tocar mais tarde, horários considerados mais nobres em um evento de longa duração.

Embora alguns artistas nacionais se apresentem no início de cada dia festival --como o Ludov, que toca às 13h30 de hoje--, Criolo vai encerrar as atividades no palco Alternativo, às 20h15 de hoje, e o Planet Hemp tocará amanhã como um dos "headliners" do palco Butantã.

Apesar das mudanças, os organizadores negaram que as críticas feitas por Lobão tenham sido determinantes para montar a grade do festival.

"A gente não divide banda por horário, mas sim pela capacidade de atrair público. Ano passado, O Rappa tocou para 40 mil pessoas e ainda era de tarde", disse Leo Ganem, diretor-geral da Geo Eventos, que realiza a edição brasileira do festival.

"Neste ano, resolvemos fazer esta homenagem ao Planet Hemp. Sou fã do Lobão, gostaria de vê-lo no festival", completou Ganem.

Julia Chequer/Folhapress
Criolo e Emicida se apresentam no Vale do Anhangabaú
Criolo e Emicida se apresentam no Vale do Anhangabaú

SEGUNDA VEZ DE CRIOLO

Quando mostrar as canções de "Nó na Orelha" --disco com o qual estourou em 2011--, Criolo estará pela segunda vez no palco de um grande festival de São Paulo.

A primeira ocorreu em 2011, quando o MC se apresentou no Planeta Terra, ainda de tarde, com parte do público chegando ao Playcenter, onde aconteceu o festival.

"Não me considero um artista de grande porte, então valorizo e agradeço a oportunidade de tocar nesse horário, pois sei que muitos outros artistas também mereceriam ter esse espaço", disse Criolo.

"Como esse é apenas o segundo grande festival em que me apresento no Brasil, só vou poder dizer se existe alguma diferença entre tocar cedo ou num horário 'melhor' depois de cantar", completou o compositor.

Sobre o fato de se apresentar em um grande festival, ele diz não pautar a elaboração do repertório de um show pelo tamanho do evento.

"O que faz diferença no repertório não é o tamanho, mas o tempo de palco: se o show é de 40 minutos ou de 1h30. Isso define mais o repertório do que a estrutura do lugar", disse o artista, que tocará faixas de "Nó na Orelha" e do disco "Ainda Há Tempo". (LUCAS NOBILE)

CRIOLO
QUANDO hoje, às 20h15
ONDE Jockey Club (av. Lineu de Paula Machado, 1.263)
QUANTO R$ 350
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

HOJE NO LOLLA
ATRAÇÕES PRINCIPAIS

Palco Cidade Jardim
14h30 - Toro Y Moi
16h30 - Two Door
Cinema Club
18h45 - Queens of the
Stone Age
21h30 - The Black Keys

Palco Butantã
13h30 - Graforréia Xilarmônica
15h30 - Tomahawk
17h30 - Franz Ferdinand
20h - A Perfect Circle

Palco Alternativo
15h30 - Gary Clark Jr.
17h30 - Alabama Shakes
20h15 - Criolo


Endereço da página: