Folha de S. Paulo


Escritor sul-africano J.M. Coetzee vai ganhar sua primeira biografia autorizada

Entre os lançamentos de livros no segundo semestre está a aguardada biografia do escritor sul-africano John Maxwell Coetzee (J.M. Coetzee), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2003.

A obra será publicada dois anos após a morte de seu autor, o biógrafo J.C. Cannemeyer, e contou com pela colaboração de Coetzee, que pela primeira vez permitiu acesso irrestrito a seus arquivos pessoais, incluindo os manuscritos de seus 16 romances.

Nascido na Cidade do Cabo em 1940, Coetzee se formou em inglês e matemática. Logo depois, trabalhou como como programador de computadores na Inglaterra, entre 1962 e 1965, enquanto fazia pesquisas para sua tese sobre o novelista inglês Ford Madox Ford.

Em 1965, mudou-se para os Estados Unidos, onde estudou em inglês, linguística e línguas e dialetos alemães na Universidade do Texas. Coetzee vive hoje na Austrália. Dá aulas na Universidade de Adelaide.

Entre os livros escritos pelo sul-africano estão "Dusklands", de 1974, "No Coração do País", de 1977, com o qual ganhou o principal prêmio literário de seu país, o CNA Prize. Em 1983, publicou "Life & Times of Michael K" e em 1999, "Disgrace".

Coetzee tem viagem marcada para o Brasil no próximo mês. Ele fará duas conferências: uma gratuita no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, no dia 15 de abril, e outra (com ingressos de R$ 25 a R$ 50), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no dia 18.

No encontros, ele vai abordar a censura, tema de que já tratou em ensaios como os reunidos em "Giving Offense", de 1997. Serão 50 minutos, sem mediadores nem perguntas do público. Na ocasião, a Companhia das Letras lança seu romance "A Infância de Jesus".

J.M. Coetzee esteve no Brasil pela última vez em 2007, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Tiziana Fabi/AFP
O escritor sul-africano J. M. Coetzee, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, que irá ganhar sua primeira biografia autorizada
O sul-africano J. M. Coetzee, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2003, que irá ganhar sua primeira biografia autorizada

Endereço da página: