Folha de S. Paulo


Angra promete show no festival Live N' Louder e segue em busca de novo vocalista

Com mais de duas décadas de carreira, sete álbuns de estúdio, inúmeras turnês mundiais e várias mudanças em sua formação, a banda Angra comemora o fato de ainda poder se apresentar para os fãs brasileiros.

Após a saída do vocalista Edu Falaschi (Almah, ex-Symbols e Mitrium), em 2012, o grupo permaneceu em silêncio até confirmar presença em um festival de heavy metal realizado dentro em um navio, o "70000 Tons of Metal", onde contou com o vocalista italiano Fabio Lione (Rhapsody of Fire e Vision Divine).

Os fãs vão ter a oportunidade de assistir essa apresentação no festival de heavy metal Live N' Louder, em São Paulo, no próximo dia 14 de abril. "Gostamos tanto do resultado que resolvemos apresentar ao Paulo Baron, produtor do Live N' Louder, que aceitou de imediato a ideia", revelou o guitarrista Rafael Bittencourt.

Os músicos tentaram reativar a formação original com Andre Matos nos vocais, mas desistiram do projeto. "Nós apenas o convidamos para fazer uma celebração do disco 'Angels Cry', mas ele não aceitou. E parece que gostou da ideia de celebrar o disco, tanto é que está fazendo por aí o que havíamos proposto. Seria legal podermos celebrar este disco na formação original, mas infelizmente não será agora", explicou o guitarrista.

Além do festival, o Angra deve apresentar seu novo vocalista em um reality show com entrevistas e vários vocalistas. "O evento é mais como um programa onde entrevistaremos os possíveis candidatos, faremos jams com eles e envolveremos a participação dos fãs", completou Bittencourt..

FESTIVAL LIVE N' LOUDER
QUANDO 14/4 (dom.), a partir das 17h40
ONDE Espaço das Américas (r. Tagipuru, 795, Barra Funda, São Paulo)
QUANTO de R$ 150 a R$ 500; ingressos à venda no site http://www.ticket360.com.br

*

Leia a seguir os principais trechos da entrevista que Rafael Bittencourt concedeu à Folha:

Folha - O Angra está passando por um momento de transição. Como está o clima após a saída de Edu Falaschi?
Rafael Bittencourt - O clima está ótimo. Não pela ausência dele, mas porque estamos entusiasmados com os planos futuros da banda.

Vocês ainda têm contato com Falaschi?
Sim. Ainda fazemos alguns trabalhos juntos, como produções em parcerias com outros músicos.

Quem teve a ideia de chamar o vocalista Fabio Lione para fazer os shows no cruzeiro "70000 Tons of Metal" e no "Live N' Louder"?
A ideia veio dos produtores do cruzeiro, mas nos foi trazida através da Monika Cavalera [também empresária do Sepultura], que foi quem nos apresentou o "70000 Tons of Metal". Gostamos do resultado e resolvemos apresentar ao Paulo Baron, produtor do "Live N' Louder", que aceitou de imediato.

Como foi o primeiro contato com o Lione?
Conheço Fabio Lione desde 2000, quando procurávamos um vocalista para gravar o álbum "Rebirth" [2001]. Ele estava no Brasil com o Vision Divine, uma de suas bandas, e conversamos bastante. Já havia um "namoro" na época, por gostarmos muito da voz e performance dele.

Ele pode se tornar o novo vocalista do Angra?
Existe essa possibilidade, mas antes gostaríamos de testar os vocalistas brasileiros. Temos muito talento aqui no Brasil que não pode ser esquecido.

Muito se especulou sobre a volta de Andre Matos à banda. Pouco tempo depois, ele confirmou uma turnê em comemoração aos 20 anos do disco 'Angels Cry'. Por que essa volta não aconteceu?
Quem cogitou de ele voltar foi os fãs, não a banda. Nós apenas o convidamos para fazer uma celebração do 'Angels Cry', mas ele não aceitou. E parece que gostou da ideia de celebrar o disco, tanto é que está fazendo por aí o que havíamos proposto. Seria legal podermos celebrar o disco na formação original, mas infelizmente não será agora.

Foi noticiado no final do ano passado que vocês realizariam um reality show para encontrar o novo vocalista. Isto ainda vai acontecer?
O evento é mais como um programa no qual entrevistaremos os possíveis candidatos, faremos 'jams' com eles e terá a participação dos fãs. Tudo deve acontecer ainda este ano.

Mas vocês já devem ter pensado em nomes para o posto de vocalista.
Há grandes vocalistas aqui no Brasil. É até difícil escolher um. Nando Fernandes (ex-Hangar), Thiago Bianchi (Shaman) Carl Casagrande (Stormborn e ex-Scelerata), Alirio Neto (Khallice), Bruno Sutter (ex-Massacration), entre outros.

Vocês têm dito que o principal motivo para o Angra não acabar são os fãs e que isso tem motivado a banda a continuar sua carreira. Qual é o papel que o Angra no heavy metal brasileiro?
Acho que o Angra abriu espaço, junto com o Sepultura, para muitas bandas que hoje estão no circuito mundial. Motivou músicos aspirantes a se profissionalizarem e ajudou a cena musical.

Em mais de 20 anos de carreira, duas fases bem distintas e muitos fãs, que balanço você faz da trajetória do Angra?
Olho para trás e vejo um saldo altamente positivo. Mesmo com os erros, aprendemos muito. O Angra é a trilha sonora da maior parte da minha vida. Eu me sinto realizado de poder fazer do meu maior lazer o meu "ganha-pão". Conhecemos muitas culturas diferentes levando nossa música e ideias a muitos lugares e agora ainda vislumbramos um monte de coisas boas que queremos realizar.

O que os fãs podem esperar do show no Live N' Louder?
Partiremos do repertório que tocamos no último show. Como a vinda do Fabio será corrida, não sei se dará para ensaiarmos algo novo. Mas é bom tocar, voltar aos palcos. Receber a energia do público é a maior inspiração para fazermos músicas novas.

Qual é o futuro do Angra?
Pretendo começar a fazer músicas novas junto com meus parceiros de banda, quero encontrar o novo vocalista e sair em turnê. E, quem sabe, no fim do ano fazer um show convidando músicos que estiveram envolvidos com a história da banda.


Endereço da página:

Links no texto: