Folha de S. Paulo


Quadro de Van Dyck é descoberto em depósito

Um quadro do belga Anton van Dyck (1599-1641) escondido em um galpão de um museu por décadas, visto como uma cópia sem valor, foi descoberto. A informação é do jornal britânico "Guardian".

Fotografado para fazer parte de um projeto que tem como objetivo disponibilizar as pinturas a óleo que estão no Reino Unido em um site da BBC, o quadro foi visto por um historiador da arte, que descobriu que ele era autêntico.

Na pintura, uma mulher identificada como Olivia Boteler Porter é retratada com uma flor vermelha nos cabelos. Seu marido, Endymion Porter, era amigo de Van Dyck, que a pintou pouco antes de ela morrer, em 1633.

O quadro estava na museu Bowes, na cidade de Durham, e era considerado uma pintura do século 19 que imitava Van Dyck. Especialistas confirmaram agora que a obra é do próprio pintor.

"Encontrar um retrato de Van Dyck já é raro. Encontrar um desses quadros que ele pintou para amigos, da mulher de um de seus melhores amigos na Inglaterra, é muita sorte", disse o historiador da arte Bendor Grosvenor.

O valor estimado do quadro é superior a 1 milhão de libras (cerca de R$ 2,9 milhões).

Reprodução/The Guardian
Quadro de Van Dyck foi descoberto
Quadro de Van Dyck foi descoberto

Endereço da página: