Folha de S. Paulo


"Cosmococa" brasileira enche piscina na madrugada do Festival de Berlim

Do lado de fora da Liquidrom, famosa piscina pública de Berlim, nevava e a temperatura estava por volta de um grau negativo. Dentro do prédio, a história era outra.

Alemães (e vários brasileiros) desfilavam de calção de praia, maiô e biquíni para acompanhar a instalação "Cosmococa CC4 Nocagions", criada por Hélio Oiticica (1937-1980) e pelo cineasta Neville D'Almeida há 40 anos.

Apresentada nesta terça-feira (12) por quatro horas --das 22h até 2h da manhã do dia seguinte--, a Cosmococa atraiu centenas de pessoas ao local, mesmo em um horário incomum para uma exposição durante a semana na Alemanha.

Britta Pedersen/Efe
Público na
Público na "Cosmococa: CC4 Nocagions", instalação de Hélio Oiticica e Neville D'Almeida no Festival de Berlim

Filas se formavam na entrega de casacos, assim como na entrada do bar. A piscina aquecida onde os visitantes podiam ouvir músicas de John Cage e acompanhar projeções no teto estava abarrotada de curiosos, inclusive com a presença de César Oiticica, sobrinho do artista, e do próprio Neville D'Almeida.

"A obra foi projetada para ouvirmos a música de dentro da piscina enquanto olhamos as projeções no teto. Com a conversa, fica um pouco difícil, mas é um barato", contou o cineasta antes de pular na piscina.


Endereço da página: