Folha de S. Paulo


Premiada série "30 Rock" se despede nos EUA após sete anos

Podem desligar Liz Lemon da tomada. Acabou. Não tem mais programa, nem o fictício "TGS with Tracy Jordan" nem o elogiado "30 Rock", que foi ao ar anteontem nos EUA para se despedir após sete anos de muitos Emmy, uma audiência moderada, porém fiel, e um corre-corre de piadas pelos estúdios de uma emissora de televisão na cidade de Nova York.

Criado por Tina Fey, o programa conquistou, entre 2007 e 2010, seis prêmios no Globo de Ouro --três deles de melhor ator em série musical ou de comédia, para Alec

Baldwin, dois de melhor atriz para Fey e um de melhor série, em 2009.

Baldwin também levou, por seu retrato de Jack Donaghy, o prêmio de melhor ator em série de comédia dado pelo Sindicato de Atores dos Estados Unidos por sete anos consecutivos.

A seguir, leia alguns spoilers sobre a sétima e derradeira temporada, com apenas 13 episódios --quase metade do número normal. No Brasil, o canal Sony exibe atualmente o sexto ano.

A roteirista-chefe Liz Lemon (Tina Fey) não desistiu do sonho de ter filhos e segue firme no relacionamento com Criss (James Marsden). Os dois finalmente adotam gêmeos que, quem diria, são a cara de Tracy Jordan (Tracy Morgan) e Jenna Maroney (Jane Krakowski), as estrelas mimadas de seu programa.

Mas a vida profissional não vai bem, seu show é cancelado e ela vira uma mãe e dona de casa entediada.

Kenneth (Jack McBrayer), o faz-tudo da firma, vira o presidente-executivo do canal NBC e traz as boas novas para Liz: a trupe do "TGS" precisará se reunir para fazer um último programa, caso contrário terá que pagar US$ 30 milhões a Tracy por não ter chegado ao 150º episódio.

PARTICIPAÇÕES

Enquanto isso, Jack larga seus negócios e quase embarca numa viagem sem volta. No meio tempo, ele consegue declarar seu amor platônico a Liz e trazer de volta os personagens de Julianne Moore e Salma Hayek para o episódio de adeus.

Na mesma temporada, o seriado trouxe também o ator Bryan Cranston ("Breaking Bad"), como namorado ingênuo da mãe de Kenneth. No último capítulo, Nancy Pelosi, líder democrata na Câmara norte-americana fez uma pequena ponta.


Endereço da página: