Folha de S. Paulo


Grupo Rumo tem sua discografia relançada em caixa com seis CDs

Um dos principais nomes da chamada vanguarda paulistana surgida nos anos 1980, o Grupo Rumo tem editado agora seu catálogo completo: seis álbuns num box que retoma seu trabalho de resgate da música popular.

A caixa tem os discos "Rumo" (1981), "Rumo aos Antigos" (1982), "Diletantismo" (1983), "Caprichoso" (1986), "Vamos Passear" (1988) e "Rumo ao Vivo" (1991).

Está nas lojas também o DVD "Rumo", que traz show da banda gravado para a TV Cultura em 2004. A cantora Ná Ozzetti conta que esta não foi a última reunião do Rumo.

Bruno Polengo/Folhapress
Integrantes do Rumo reunidos para show, há dois anos
Integrantes do Rumo reunidos para show, há dois anos

"A gente se reuniu para lançar um disco do Geraldo Leite [integrante do Rumo], 'Sopa de Concha', há dois anos. Era para ser um disco do Rumo, mas não conseguimos gravar. Geraldo montou outra banda e só os cantores do Rumo participaram."

A mesma dificuldade para conciliar agendas que impediu que o grupo todo participasse desse álbum foi responsável pela separação do Rumo nos anos 1990. "Todo mundo sempre teve outras atividades e trabalhos paralelos, o Luiz [Tatit], o Hélio [Ziskind]... Chegamos a ter 12 integrantes, não é fácil juntar tanta gente", diz a cantora."

Formado na Escola de Comunicações de Artes da USP, ainda nos anos 1970, o Rumo trouxe sambas e outros gêneros populares para a vanguarda paulistana, que contava com Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e o grupo Premeditando o Breque.

"Aquilo não foi um movimento, foi uma coincidência de artistas querendo se lançar. O que tínhamos em comum era uma proposta de renovar a linguagem da canção popular", conta Ná.

Para ela, outra coincidência feliz foi o teatro Lira Paulistana, que abrigou shows de quase todos os artistas emergentes na época, com exceção de Arrigo Barnabé.

BOX GRUPO RUMO
ARTISTA Grupo Rumo
GRAVADORA Dabliu
QUANTO R$ 120 (caixa com 6 CDs)


Endereço da página: