Folha de S. Paulo


Inédita no país, peça do roteirista de Luis Buñuel é encenada em SP

Mais conhecido como colaborador do cineasta Luis Buñuel (1900-1983) nos anos 1960 e 1970, Jean-Claude Carrière, autor de mais de cem roteiros de cinema, tem também trabalhos em dramaturgia.

A peça "O Terraço", de sua autoria, encenada agora pela primeira vez no Brasil sob direção de Alexandre Reinecke, carrega sua marca mais característica: o domínio no uso do nonsense em situações aparentemente realistas.

Em meio à separação de um casal, um apartamento vira palco de peripécias cômicas com a visita inesperada dos interessados em alugá-lo.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Vera Zimmerman e Marco Antônio Pâmio em cena da peça
Vera Zimmerman e Marco Antônio Pâmio em cena da peça "O Terraço"

"A peça beira o surrealismo, mas temos essas duas alegorias presentes: a do casal formado por Vera Zimmermann e Marco Antônio Pâmio, que é mais dramático, e a dos outros cinco personagens, que são estereótipos cômicos de várias vertentes do ser humano", diz Reinecke.

O diretor quis destacar a crítica à sociedade presente no texto, que tem também um forte tom de humor implícito.

"Eu sempre digo que é muito mais difícil dirigir comédia. O drama tem uma margem de erro maior, coisa que a comédia não tem. Ou você acerta, ou não tem impacto."

Com cenário sóbrio e desenho de luz com poucas nuances, o espetáculo é moldado com base na interpretação.

"Comecei como ator, e o meu forte é a direção do elenco. Também por ter sido assistente de direção do Paulo Autran, um aprendizado incrível, acabo sempre privilegiando a atuação nas minhas peças", afirma Reinecke.

WORKAHOLICS

Assim como o autor da montagem que dirige, Alexandre Reinecke, 42, tem uma carreira muito profícua.

Já dirigiu 40 peças teatrais, cinco das quais estiveram em cartaz no ano passado --em 2010 foram nove. Mesmo assim, ainda se queixa em relação às dificuldades de encenar um espetáculo no Brasil.

"Há carência de dinheiro, mas também de atores atualmente. Para montar uma peça, tanto o teatro quanto os patrocinadores querem saber quais atores famosos estão no elenco. E os melhores atores geralmente já estão fazendo filmes, comerciais, novelas etc.", argumenta o diretor.

O TERRAÇO
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 19 h
ONDE Teatro Nair Bello (r. Frei Caneca, 569; tel. 0/xx/11/3472-2414)
QUANTO de R$ 40 a R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página: