Folha de S. Paulo


Orquestra Imperial faz bailão de seu novo disco em SP

Na contramão de projetos paralelos efêmeros, a Orquestra Imperial se apresenta nesta sexta e sábado em São Paulo comemorando dez anos de estrada, com o disco "Fazendo as Pazes com o Swing".

O álbum, lançado no segundo semestre do ano passado, acabou resultando em tributo póstumo ao guitarrista e compositor Nelson Jacobina, morto em maio, em decorrência de um câncer.

"Ele era uma espécie de alma da orquestra, um alicerce rítmico e harmônico. Muita gente não percebia o sacrifício que ele estava fazendo, era um guerreiro Jedi", comenta Rubinho Jacobina, cantor e compositor da Orquestra, e irmão de Nelson.

Caroline Bittencourt/Divulgação
Orquestra Imperial no show de lançamento do álbum no Rio
Orquestra Imperial no show de lançamento do álbum no Rio

Nelson, aliás, assina três composições do disco:

"Tamancas do Cateretê", cantada por Rubinho, e duas parcerias com Jorge Mautner. São elas: "Fala Chorando", cantada por Thalma de Freitas, e "Alcaçuz", por Nina Becker.

Assim como o álbum anterior, "Carnaval Só Ano Que Vem" (2007), "Fazendo as Pazes com o Swing" mantém o clima de bailão dançante e o espírito gregário da banda, que incorporou novos integrantes recentemente.

Afirmando sua capacidade aglutinadora, a partir deste trabalho a Orquestra recebeu o cantor e multi-instrumentista Duani --que canta "Cair na Folia", de Argemiro e Paulo César Pinheiro, e "Velha História", de Domenico Lancelotti e Kassin.

Além disso, a Orquestra passou a contar definitivamente com um naipe de metais como parte fixa do time.

Divulgação
Imagem de Nelson Jacobina na capa do disco
Imagem de Nelson Jacobina na capa do disco

Os shows deste fim de semana não contarão com a presença de Thalma de Freitas --que no disco, além de "Fala Chorando", interpreta "Enquanto a Gente Namora", parceria com João Donato--, mas terão o retorno de Nina Becker, que deu à luz a sua primeira filha recentemente.

"A gente é uma orquestra tosca, faz parte do charme. Era um projeto para durar quatro shows e está aí faz dez anos. É sempre uma pelada", diz Kassin. (LN)

ORQUESTRA IMPERIAL
QUANDO sex. e sáb., às 21h30
ONDE choperia do Sesc Pompeia (r. Clélia, 93; tel. 0/xx/11/3871-7700)
QUANTO de R$ 6 a R$ 24 (ingressos esgotados)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: