Folha de S. Paulo


Cidade das Artes estreia com improviso no Rio

Ainda incompleto após mais de dez anos em construção, o complexo cultural municipal conhecido como Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), foi aberto ao público na noite de quinta-feira (3), para a estreia de "Rock in Rio - O Musical".

Após investir mais de R$ 550 milhões numa obra cuja necessidade foi questionada e a localização --no cruzamento de duas avenidas expressas, inacessível a pé--, muito criticada, a Prefeitura do Rio decidiu abrir o espaço numa fase de testes, o chamado "soft opening".

Cecilia Acioli/Folhapress
Público na estreia de
Público na estreia de "Rock in Rio - O Musical", na quinta-feira, na Cidade das Artes, complexo cultural na Barra da Tijuca

O improviso era nítido --não havia sinalização adequada para orientar o público, poucas das rampas e escadas de acesso estavam abertas, o estacionamento ainda era precário e havia banheiros fechados.

Falhas de acabamento também eram visíveis.

A imensa construção projetada pelo francês Christian de Portzamparc --que vai abrigar duas salas de espetáculo, cinema, restaurante, salas de aula e biblioteca-- estava parcialmente interditada --apenas a Grande Sala (a principal do complexo, com até 1.650 lugares) foi aberta ao público.

Projetada para concertos sinfônicos e óperas, com acústica especial, visual elegante e um palco espaçoso, a sala principal funcionou bem, tanto em termos técnicos quanto no acesso e conforto da plateia.

Cheio de convidados, mas também com 820 pagantes, o auditório aplaudiu empolgadamente diversas cenas de "Rock in Rio - O Musical", dirigido por João Fonseca.

A peça narra o romance entre dois jovens problemáticos tendo como pano de fundo o festival de música e como trilha sonora diversos sucessos de artistas que participaram dele, de Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho a Iron Maiden e George Michael.

Ao longo de suas mais de três horas de duração, o musical usa as canções como texto e apresenta versões em português para "Paradise City", do Guns N' Roses, "Freedom", de George Michael, e "Wonderwall", do Oasis, entre outras.

"Rock in Rio - O Musical" segue em cartaz na Cidade das Artes até 28 de abril.

No início de março, a prefeitura pretende fazer uma inauguração formal do espaço com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). As áreas de cinema e restaurante ainda serão licitadas e têm abertura prevista para o segundo semestre.


Endereço da página: