Folha de S. Paulo


Documentário 'Terras' retrata fronteira entre Brasil e Colômbia

TERRAS

O lançamento em DVD deste filme de 2009 permite que se conheça a bela estreia em longas da documentarista Maya Da-Rin. É trabalho apurado, que atesta o elevado nível de realização artística que os nossos ainda muito pouco vistos e valorizados documentários atingiram nas últimas décadas.

Divulgação

O título já evidencia a sutileza da abordagem: ao aproximar-se das naturalmente indiferenciadas terras e florestas amazônicas que incluem as cidades-irmãs de Tabatinga, no Brasil, e Leticia, na Colômbia, é o equivocado conceito de fronteiras —geográficas ou civilizacionais— que se quer investigar e pôr em questão.

A cineasta realiza seu propósito aos poucos, sem nenhum ranço didatizante, abrindo sua câmera ao encontro pleno com os tempos, espaços e personagens diversos da região. Sabe observar detalhes, ouvir sons, falas e discursos e articula seus preciosos achados em poderosa linguagem cinematográfica com a colaboração precisa da fotografia de Pedro Urano e do desenho de som de Edson Secco. (Roberto Alves)

DIRETOR: Maya Da-Rin
DISTRIBUIDORA: Bretz
QUANTO: R$ 45,90
AVALIAÇÃO: ótimo


Endereço da página: