Folha de S. Paulo


Maturidade e diferenças são temas de livros infantojuvenis

Olivia Zagnoli
Ilustração de Olivia Zagnoli para
Ilustração de Olivia Zagnoli para "Senhor Horizontal, Senhora Vertical"

SENHOR HORIZONTAL E SENHORA VERTICAL

A partir de uma foto de René Maltête, com um homem, uma mulher e uma criança, numa praia, vestindo camisetas listadas (ele com listas horizontais, ela com verticais e a criança com uma camisetinha quadriculada), a francesa Noémie Révah e a italiana Olimpia Zagnoli criam uma espécie de narrativa gráfica com o Senhor Horizontal e a Senhora Vertical, ambos movendo-se de acordo com as listas da camisa.

Divulgação
Capa de
Capa de "Senhor Horizontal e Senhora Vertical"

Uma historinha simpática, com muito movimento, mostrando as diferenças dessas duas personalidades. Há certamente a intenção de trabalhar as individualidades e as diferenças —mas isso já é interpretação de adulto.

O livro é divertido, mas a repetição da fórmula (ele gosta disso e ela gosta daquilo, de acordo com suas listas) torna-se um tanto cansativa. Parece que está faltando, neste universo, matéria narrável e que se distancie das intenções dos adultos e lembre-se mais das crianças. (HEITOR FERRAZ MELLO)

SENHOR HORIZONTAL E SENHORA VERTICAL
QUANTO: R$ 44 (56 págs.)
AUTOR: Noémie Révah
ILUSTRAÇÕES: Olimpia Zagnoli
TRADUÇÃO: Adilson Miguel
EDITORA: SM

*

FAÍSCA

Divulgação
Capa de
Capa de "Faísca"

O escritor chileno Antonio Skármeta ficou famoso por causa de "O Carteiro e o Poeta", livro publicado em 1986 e que, ao ser adaptado para o cinema, fez sucesso no mundo todo. Em vez de ser famoso autor de um livro só, Skármeta é um escritor premiado que tem uma ampla produção voltada ao público infantojuvenil.

"Faísca" é a história de um menino que vive numa pensão com o pai, um músico que passa os dias à procura de emprego sem nunca conseguir se recolocar. Os dois vivem das gorjetas que o garoto recebe em troca dos serviços que presta ao dono de um carrossel. A história mostra as agruras de uma criança levada a encarar antes da hora o peso da maturidade.

A narrativa começa muito bem e fica claro que, na trajetória de "Faísca", o autor quer abordar o tema da família e do amor com uma ironia tão leve que faz nascer no leitor a expectativa por um ápice no final. Contudo, o modo como o livro se encerra pode ser decepcionante.

A última impressão não é a que fica, pois as ilustrações em aquarela do chileno Cárcamo nos levam de volta ao início para apreciá-las e viver momentos inesquecíveis. (MARIO BRESIGHELLO)

FAÍSCA
QUANTO: R$ 38 (48 págs.)
AUTOR: Antonio Skármeta
ILUSTRAÇÕES: Cárcamo
TRADUÇÃO: Leo Cunha
EDITORA: Galera Junior


Endereço da página: