Folha de S. Paulo


Sobreviventes do bando de Lampião e experiência psiquiátrica guiam longas

IMAGENS DO INCONSCIENTE

A imaginária sala da casa que Fernando nunca teve, as mulheres-plantas de Adelina e a mítica viagem da barca do Sol de Carlos Pertuis são imagens inesquecíveis para muitos que, nos anos 1980, se deixaram marcar por uma das mais belas e densas reflexões sobre o ser humano que surgiram entre nós. Voltam agora com o lançamento em DVD da trilogia de documentários "Imagens do Inconsciente", realizada por Leon Hirszman a partir do trabalho da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999). As ideias contidas em seu livro homônimo transcendem em muito o âmbito da psicologia e deveriam ter o mesmo estatuto fundador de outros clássicos do pensamento brasileiro.

Divulgação
Capa de
Capa de "Imagens do Inconsciente"

O filme de Leon (seu último longa, concluído em 1986) reconstitui com apuro cinematográfico os personagens e as referências (a psicologia junguiana, em especial) que balizaram a experiência de Nise junto à seção de terapia ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro 2º, no Rio de Janeiro.

O retorno do filme, em qualificada edição (que inclui como extra o "Posfácio", montagem de inédita entrevista da psiquiatra filmada por Leon), contribui para repor em circulação o pensamento e a doce e rigorosa figura de Nise. Com ela, através da observação cuidadosa e afetiva das séries de desenhos e pinturas, aprendemos a compreender melhor os caminhos que as práticas expressionais e artísticas viabilizam para o reforço das pulsões criativas de nossa psique, em seus instintivos movimentos de autocura. Também avançamos um pouco na direção de possibilidades mais humanas de reinserção social dos chamados doentes mentais.

A volta torna-se também oportuna neste início de ano, quando entidades de classe, psicólogos, psiquiatras e a sociedade civil engajam-se no movimento da luta antimanicomial e mobilizam-se contra a absurda nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho, notório representante das mais retrógradas práticas de violação de direitos humanos em manicômios, para a Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. (ROBERTO ALVES)

IMAGENS DO INCONSCIENTE
QUANTO R$ 59,90
DIRETOR Leon Hirszman
DISTRIBUIDORA IMS

*

OS ÚLTIMOS CANGACEIROS

Este notável documentário de 2011 coloca o cearense Wolney Oliveira ao lado de Eduardo Coutinho e seu "Cabra Marcado para Morrer": o mesmo faro para encontrar e reatar as pontas, inclusive cinematográficas, de histórias brutalmente interrompidas e fazer com que surpreendamos, em trajetórias e narrativas por longo tempo escondidas, o mágico dinamismo da vida que se pode (re)criar diante de uma câmera.

Divulgação
Capa de
Capa de "Os Últimos Cangaceiros"

No ritual de reiniciação que abre o longa, os idosos Durvinha e Moreno "comparecem", potentes e emocionados, para vestir os belos trajes do cangaço e reassumir suas identidades de sobreviventes do bando de Lampião. Fazem viver publicamente, para sua família e para nós, as histórias e o triste, mas ainda superável, destino de foras da lei que tiveram de administrar.

A filmografia do cangaço é inteligentemente revisitada, inclusive ao colorizar e dublar cenas do antológico filme de Benjamin Abrahão. As referências musicais surgem igualmente renovadas na estupenda trilha de DJ Dolores. (RA)

OS ÚLTIMOS CANGACEIROS
QUANTO: R$ 39,90
DIRETOR: Wolney Oliveira
DISTRIBUIDORA: Imovision


Endereço da página: