Folha de S. Paulo


DVDs trazem trilogia do diretor italiano Dario Argento

Muito antes de David Lynch ou Quentin Tarantino, o diretor italiano Dario Argento já construía um mundo particular em seus filmes, um mundo cheio de alusões à história do cinema (Hitchcock, Howard Hawks, Jacques Tourneur são alguns diretores homenageados em seus primeiros filmes). Desde o início da carreira, Argento burilou thrillers em que os acontecimentos são lógicos apenas no mundo do cinema e os personagens parecem existir numa superfície impenetrável.

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Isso não quer dizer que seu cinema seja limitado. Ao menos até meados dos anos 1990, o que vemos sob sua direção pode ser qualificado de pura invenção. É um mestre do "giallo", um tipo de suspense violento e maneirista. O título vem da cor da capa dos livros baratos de mistério que servem de inspiração aos filmes. "Giallo" significa amarelo em italiano.

Em "O Pássaro das Plumas de Cristal" (1970), temos a estreia do diretor de fotografia Vittorio Storaro, que meses depois filmaria com Bernardo Bertolucci o ótimo "O Conformista", e mais tarde seria parceiro de Francis Ford Coppola em "Apocalipse Now" e "O Fundo do Coração". Temos também um misterioso assassino que mata mulheres ligadas ao mercado de artes e antiguidades, e o americano (Tony Musante) que se empenha em descobrir a identidade desse assassino.

O segundo filme de Argento, e desta coleção, é "O Gato de Nove Caudas" (1971), em que um ex-jornalista cego (Karl Malden) ajuda um jornalista na ativa (James Franciscus) a elucidar assassinatos em torno de um instituto científico. Talvez seja o filme mais hitchcockiano de Argento, justamente porque é o mais bem-humorado, com um humor bem ao gosto do mestre inglês, ainda que Hitchcock não gostasse do tipo de filme em que temos de adivinhar quem é o assassino.

O terceiro filme encerra a chamada "Trilogia dos Bichos" em altíssimo nível. É "Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza" (1971), no qual um músico é ameaçado por um assassino com máscara infantil.

Completa a coleção um filme de outra época. Em "Terror na Ópera" (1987), o rock progressivo de Claudio Simonetti convive com a ópera e com o heavy metal em outro violento e inspirado thriller no qual uma jovem soprano (de novo uma protagonista ligada à música) é perseguida por um sádico torturador. Inventividade, teu nome é Argento.

A Arte de Dario Argento
QUANTO: VERSÁTIL
DIREÇÃO: DARIO ARGENTO


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