Folha de S. Paulo


Você sabe como foi feita a independência do Brasil?

Nesta quarta-feira, 7 de Setembro, o Brasil celebra sua independência. Você sabe como isso aconteceu?

Em 1972, quando o Brasil completou 150 anos como país livre, a "Folhinha" publicou uma reportagem para contar essa história. Leia abaixo trechos da reportagem de 72.

*

A Independência começa no "Fico", em janeiro de 1822

A proclamação da Independência do Brasil, todos sabem, foi em 7 de setembro de 1822.

Mas já no início de janeiro daquele ano havia um movimento em favor da causa brasileira. Tanto que no dia 9 de janeiro de 1822 o príncipe regente do Reino do Brasil, D. Pedro I, manifestava sua vontade de libertar nossa pátria do jugo português. Isso porque foi naquele dia 9 que disse a célebre frase –"Se for para o bem de todos e felicidade geral da Pátria brasileira, diga ao povo que fico".

Em 16 de fevereiro, D. Pedro I assinou um decreto importante, convocando um Conselho de Procuradores Gerais das Províncias, cuja missão era a de encontrar uma fórmula para que o Brasil tivesse anatomia própria, desligando-se de Portugal. O povo estava descontente com o domínio português. Na Bahia houve um movimento de reação: queriam o Brasil livre de Portugal.

Em abril de 1822, D. Pedro I foi a Minas e lá fez uma proclamação exaltando ao povo a "Santa Causa da Liberdade do Brasil e sua Independência". O mesmo falou em São Paulo em junho.

As Cortes Portuguesas, verificando o perigo de ficarem sem a sua colônia, mandaram cartas a D. Pedro I em que pediam a volta a Portugal do príncipe regente. Mas, aconselhado por José Bonifácio de Andrada e Silva, D. Pedro I não teve dúvidas: entre voltar e ser preso e proclamar a Independência do Brasil, decidiu-se pela Independência.

E falando na ocasião aos seus ministros e soldados, declarou:

- Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguem-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais.

E, lançando ao chão o laço azul e branco (cores da bandeira portuguesa) do chapéu, declarou:

- Viva a Independência, a liberdade e a separação do Brasil! Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte!

Logo depois, no Ipiranga, D. Pedro I proclamava a Independência definitiva do Brasil.

A 12 de outubro de 1822, pouco após a proclamação da Independência, D. Pedro I era aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

Folhapress
Capa da Folhinha do dia 03/09/1972
Capa da Folhinha do dia 03/09/1972

Endereço da página: