Folha de S. Paulo


Projeto fotografa meninas sírias refugiadas vestidas de princesas

A Síria, que fica no Oriente Médio, está em guerra há 5 anos, desde 2011. Por isso, muitas pessoas tiveram de deixar o país e hoje são refugiadas.

É o caso de oito meninas sírias fotografadas no projeto Once Upon a War. Criada pelo artista sírio Saint Hoax, a iniciativa fez com que as garotas se fantasiassem como suas princesas da Disney preferidas e falassem sobre futuro e sonhos.

"Muitas vezes, os refugiados são associados ao terrorismo", diz Hoax. "Eu queria acabar com essa imagem mostrando que essas meninas são crianças normais, fazendo coisas que crianças na idade delas fazem."

Além de mudar a visão que muitas pessoas têm sobre os refugiados, o projeto também busca arrecadar fundos para a ONG Malaak, que tem uma escola próxima ao campo de Akkar, no Líbano, e trabalha ajudando na educação de crianças no país.

"Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de educar as crianças nos campos de refugiados", diz.

Segundo relatório divulgado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), uma em cada três crianças sírias nasceu em campos de refugiados.

Isso significa que 3,5 milhões de meninos e meninas nunca tiveram uma casa, foram à escola ou brincaram como qualquer outra criança.

CONTO DE FADAS

Para o ensaio, as meninas escolheram princesas como Bela, (de "A Bela e a Fera"), Aurora (de "A Bela Adormecida"), Branca (de "A Branca de Neve"), Jasmine (de "Alladin"), Elza (de "Frozen") e Cinderela.

Moradoras temporárias de um campo de refugiados na cidade de Akkar, no Líbano, as garotas têm entre 2 e 20 anos. "Muitas já nasceram no campo de refugiados e nunca tiveram a chance de ter uma infância normal", explica Hoax.

Um exemplo é a menina Hiba, que tem apenas 2 anos e já nasceu no Líbano. A fantasia de Cinderela, escolhida por ela, foi a primeira que vestiu na vida. Enquanto isso, uma das princesas favoritas de Raghad, 12, é Jasmine, de "Alladin". Segundo a menina, ela é uma princesa árabe, forte e aventureira.

Aya, 6, também adorou o ensaio. Seu sonho é ser atriz, e Hoax conta que ela pediu para tirarem fotos dela duas vezes. "Ninguém nunca tinha tirado fotos de mim na vida", disse Aya ao artista.

Hoax reitera que, no caso de meninas, as dificuldades são ainda maiores. A campanha foi lançada próxima ao último dia 8 de março, data que marca o Dia Internacional da Mulher.

"Num ambiente de guerra, as garotas experimentam a maior violência só por serem do sexo feminino", afirma. Veja os bastidores do ensaio no vídeo abaixo, feito pelo estúdio Plastik, também parceiro do projeto.

Once Upon A War


Endereço da página:

Links no texto: