Folha de S. Paulo


Crianças aprendem como funciona sistema de reúso de água em cemitério

O consumo irresponsável de água é um dos principais motivos que levaram a ONU a criar o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22). Diversas iniciativas são feitas na data para conscientizar a população sobre a importância do líquido.

A Escola Céu Azul, no bairro de Colonia, extremo sul de São Paulo, por exemplo, levou alunos para conhecer algumas técnicas de reúso e economia desse precioso recurso. Mas a aula da turma ocorreu em um lugar peculiar: um cemitério.

Trata-se do Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande SP, que possui um sistema de reúso da água que sai do banheiro. Ao invés de ir para o esgoto, como acontece na maioria dos lugares, o líquido é tratado.

Depois, a água pode ser reutilizada na própria descarga, para irrigação da mata do local e também como reservatório no caso de incêndios.

"Eu achei um pouco estranho quando soube", conta João Victor Soares, 12. Sua colega, Geovana Feliciano, 11, sentiu até um pouco de medo de ir à excursão. "Eu não gosto muito de cemitérios", diz.

No final, Geovana não saiu assustada do lugar. "Foi legal aprender como funciona o sistema."

TRATAMENTO

O processo de tratamento tem cinco etapas. No primeiro, bactérias ajudam a limpar a água; em seguida, um processo natural chamado "decantação" leva a água para o fundo; depois, o líquido fica numa câmara com lâmpadas ultra-violetas; por fim, a água recebe cloro e passa por um filtro feito de algodão.

A água que sai desse processo, contudo, ainda não pode ser bebida, porque não é completamente potável –para isso, seria preciso de mais algumas etapas.

Mas já é o suficiente para economizar mais de 5 mil litros por dia, segundo a administração do cemitério.

"Eu sabia que dava para reutilizar da torneira para o vaso, mas não a água que vem do próprio vaso", conta Milena Deamo, 12.

Na visita, os alunos também aprenderam algumas dicas para economizar água. Embora nem todo mundo possa ter um sistema de reúso em casa, todos podem tomar algumas medidas para aproveitar o que é gasto.

"Acho que a gente tem que usar menos água, porque gastamos muito", diz Rebeca Klein Gonçalves, 10. "A água é muito importante para tudo."

Veja abaixo algumas dicas:

  • Prefira escovar os dentes com a torneira fechada. Assim, você pode economizar entre 11,5 e 79 litros
  • Não aperte a descarga mais tempo que o necessário. A cada 6 segundos com o dedo pressionando a válvula, você gasta de 10 a 14 litros de água
  • Nada de ficar cantando no chuveiro. Tome banhos de no máximo 5 minutos, e feche o chuveiro ao se ensaboar. Com essa iniciativa, você vai economizar entre 90 e 162 litros de água
  • Verifique sempre se a torneira está bem fechada. Uma torneira gotejando desperdiça 40 litros/dia; se for um filete de água correndo, o desperdício chega a 130 litros/dia
  • Manter a torneira fechada ao ensaboar a louça garante uma economia entre 97 e 223 litros

Fonte: ACEMPRO (Associação Cemitério dos Protestantes)


Endereço da página:

Links no texto: