Folha de S. Paulo


Menina de 9 anos é dona de um zoológico em nova série de TV

A biologia, o mundo animal e a amizade são estrelas de "Zoo da Zu", nova série infantil que estreia no Discovery Kids nesta segunda-feira (14).

Serão 25 episódios contando as aventuras de Zu, uma garota de nove anos que é dona de um zoológico. Lá, ela passa o tempo ao redor dos animais e também de seus amigos humanos, Nuno (Erick Ryu Murakami) e Lila (Duda Pimenta).

"Ao invés de cuidar de um peixinho ou de um cachorro, a Zu cuida de centenas de animais num zoológico", explica Adriano Schmid, diretor de produção do Discovery Kids.

"As crianças vão poder aprender sobre os animais e vão gostar ainda mais deles", diz a atriz Bela Fernandes, 9, que interpreta a protagonista.

Um especial inaugural da série, com meia hora de duração, já havia sido exibido em novembro de 2014. Agora, a produção concorre ao Emmy Kids Awards na categoria Pré-Escolar –a premiação acontece em abril.

MUNDO ANIMAL

Cada capítulo fala sobre um ou mais animais, e aproveita para mostrar algumas curiosidades sobre os bichos. A série explica que os flamingos, por exemplo, têm a pena cor-de-rosa por causa dos crustáceos dos quais se alimentam; já o bicho-preguiça, às vezes, fica parado para se camuflar dos predadores –e não só porque é preguiçoso.

"Crianças veem animais selvagens como distantes dos domésticos. A gente queria mostrar essa proximidade, como os animais são, os diferentes tipos, características, tamanhos, cores, hábitos, enfim, a variedade deles", diz Schmid.

Muitas cenas do programa foram feitas fora do set de gravação, no Zoológico de São Paulo e em outros parques da cidade. Bela –que já teve cachorro, passarinho, hamster e até um pato– conta que uma das coisas que mais gostou nas gravações foi o contato com os animais.

Em uma das cenas, ela teve de acariciar uma cobra. "Fiquei um pouco tensa, mas superei esse medo", lembra.

"Queremos gerar uma relação maior de conservação, de ecologia e de proteção aos animais. Isso pode levar as crianças a serem adultos mais responsáveis", diz o diretor.


Endereço da página:

Links no texto: