Folha de S. Paulo


Crianças leem para cachorros abandonados em abrigo nos EUA

Para ajudar cães abandonados, um abrigo nos Estados Unidos criou um projeto que incentiva crianças a passarem algumas horas dos seus dias lendo histórias para os bichos.

No programa Shelter Buddies Reading (leitura para os parceiros do abrigo, em inglês), meninos e meninas a partir de cinco anos podem praticar suas técnicas de leitura e ainda ajudar os animais a superarem seus traumas.

"Muitos cachorros mostram sinais de medo e ansiedade. Mas é incrível o quanto eles respondem às crianças", diz JoEllyn Klepacki, diretora da Sociedade Humana do Missouri, responsável pelo abrigo.

Ela explica que esses animais têm mais dificuldade para conquistar um lar, uma vez que não conseguem interagir com os humanos que os visitam. "As pessoas geralmente se agacham, querem brincar, falar com os cachorros. Mas para alguns, isso pode ser assustador", afirma a diretora.

Por isso, antes de começarem a atividade, os jovens voluntários recebem um treinamento de uma hora e meia, que ensina como interagir com os cães e a usar a linguagem corporal para transmitir tranquilidade.

Grace Gao, 12, já leu para os cachorros algumas vezes. "Alguns ficam assustados no começo, e depois vão se aproximando", diz. "É muito bacana ver como eles conseguem expressar seus sentimentos também".

De acordo com as regras do programa, as crianças podem ler qualquer história para os pets. "Elas dizem 'eu acho que eles vão gostar desse aqui', e mostram as imagens para os cachorros", conta JoEllyn.

"Quando você lê para um cachorro uma vez, depois quer ler mais e mais", conta Olivia, 10, irmã de Grace.

APRENDIZADO

Os voluntários aprendem que não podem encarar os animais diretamente nos olhos ou tentar brincar com eles, pois isso pode assustá-los. "As crianças sentam em frente aos cachorros e simplesmente leem", diz JoEllyn. "Elas passam a se colocar no lugar dos cães."

Assim, aos poucos, os bichos se sentem mais confiantes não só na presença das crianças, mas também de futuros visitantes, o que aumenta suas chances de adoção.

"Os cachorros pensam 'bom, eles não são assustadores, estão usando uma voz calma. Acho que eu vou me levantar e chegar mais perto'", afirma a diretora do abrigo.

Outro objetivo é fazer com que as crianças possam ter uma visão diferente sobre cães abandonados. Com o sucesso do programa de leitura, a Sociedade Humana do Missouri passou a disponibilizar em sua página algumas instruções para incentivar outros abrigos ao redor do mundo a implantar o projeto.

"Geralmente as pessoas não pensam em adotar, acham que os cachorros são bravos ou mal cuidados. Queremos acabar com essa ideia", diz a diretora.

Grace e Olivia têm um cachorro, Tommy, que também veio de um abrigo após ter sido maltratado pelos antigos donos.

"Os cachorros dos abrigos não têm culpa de terem sido abandonados", comenta Grace. Veja abaixo um vídeo do projeto.

Crianças lendo para cachorros na Sociedade Humanitária do Missouri


Endereço da página:

Links no texto: