Folha de S. Paulo


Menina que sofreu bullying por usar óculos recebe apoio na internet

Há dois anos, a americana Alexis Hansen, 7, começou a usar óculos. Pouco tempo depois, seus colegas da escola começaram a inventar apelidos e a caçoar de sua aparência.

A situação levou Alexis e a mãe, Sierra Winters, a postarem uma foto da menina no Facebook. Na imagem, Lexie –como é chamada–, segura um cartaz com a mensagem: "Eu sofri bullying por usar óculos. Compartilhe se você é contra o bullying".

A foto viralizou na internet e atingiu mais de 4 milhões de compartilhamentos na página "The BULLY Project", campanha inspirada pelo documentário "Bully" (2011).

No post, milhares de pessoas mandaram mensagens de apoio à menina, como "Óculos são lindos, e você também é!", e "Não deixe as pessoas te colocarem para baixo". Muitas crianças e adultos postaram suas próprias fotos usando óculos.

"Eu percebi que outras pessoas usam óculos também, e fiquei feliz", disse Lexie à Folha por telefone.

A garota estuda na mesma escola desde o jardim de infância e conta que, depois de ler as mensagens das pessoas, se sentiu mais forte para enfrentar o bullying. O próprio colégio tomou iniciativas para combater o problema. "Agora isso não acontece mais. A direção pediu para as crianças pararem de fazer bullying", conta.

O problema de visão de Lexie não é dos mais graves, e por isso ela não precisa usar óculos o tempo todo. Segundo a mãe, a filha costumava esconder os óculos para não ter de usá-los.

A menina mora com a família em Indiana, nos Estados Unidos. Lexie tem mais dois irmãos: Zoey, 3, e Tyler, 6. A caçula Zoey é autista, e Lexie busca apoiar a irmã, para caso ela também sofra algum tipo de discriminação na escola.

Segundo o Departamento de Saúde norte-americano, 83% das meninas e 79% dos meninos do país afirmam que já sofreram bullying, seja pessoalmente ou pela internet.

No ano passado, Lexie e sua mãe foram convidadas para participar de uma campanha contra o bullying, intitulada "I Wear Glasses and I'm Proud" (eu uso óculos e me orgulho disso, em inglês). O projeto foi resultado de uma parceria entre o The BULLY Project e a organização AdCouncil, que produz campanhas sociais.

"Eu diria às outras crianças que todas são bonitas", completa Lexie. O vídeo em que a menina aparece foi lançado em janeiro deste ano e já foi visto mais de 100 mil vezes. Confira abaixo.

"Eu uso óculos e me orgulho disso"


Endereço da página:

Links no texto: