Folha de S. Paulo


Aniversário a cada 4 anos? Conheça crianças nascidas em 29 de fevereiro

Fazer aniversário é, em geral, um momento muito aguardado. Mas e se o dia do seu nascimento não aparecesse no calendário?

É o que acontece com as pessoas nascidas em 29 de fevereiro, data que só existe a cada quatro anos, nos chamados anos bissextos (entenda, na página. 3, o que é isso).

Pedro Romanatto, 7, é uma delas. Prestes a completar mais um ano de vida na segunda-feira (29), ele explica a situação: "Vou fazer oito anos, mas na verdade até hoje foram só dois aniversários".

Neste ano, 1.659 crianças do Estado de São Paulo vão fazer festa na data certa pela primeira vez –elas nasceram em 29 de fevereiro de 2012, o ano bissexto mais recente.

Quando seu aniversário não está no calendário, Pedro e a família celebram um dia antes. O menino conta que não gostava muito da situação. "Eu falava que queria ter nascido em 28 de fevereiro", diz. Pela lei, se uma criança nasce no dia 29, os pais não podem registrá-la em outra data.

Já Maria Eduarda Ferreira, que também vai completar oito anos na segunda, diz que sempre adorou seu aniversário. "Se pudesse escolher, ia continuar no mesmo dia", conta.

Mas neste ano a festa vai ser especial. "Minhas amigas estão muito animadas. Tem uma que está contando os dias." Eles têm mesmo é que aproveitar, porque o próximo será só em 2020.

DATAS COMEMORATIVAS

Enquanto algumas crianças só fazem aniversário a cada quatro anos, no dia de Samir Araujo, 6, um monte de gente solta rojão. Mas não é exatamente por causa dele. É que o garoto nasceu bem no dia do Ano-Novo, em 1º de janeiro de 2010.

"É bem legal, eu gosto dos fogos de artifício e de fazer aniversário viajando", conta o menino.

O aniversário de Raquel Guimarães, 7, também acontece numa data comemorativa: ela nasceu no Natal, em 25 de dezembro. Por isso, divide as atenções com a ceia da família.

Como a época é de férias na escola, às vezes ela também passa a data viajando. O problema é que, quando decide fazer uma festinha, nem sempre consegue ver todos os amigos.

Mas como a Raquel faz com os presentes? "Ganho um de Natal e outro de aniversário, mas às vezes as pessoas esquecem e dão um só", conta a menina.

João Victor Braga, 11, faz aniversário no Dia das Crianças e diz que ganha dois presentes do pai e um da mãe –esse último, sempre especial. "Eu gosto porque aí não sou só eu que ganho presente. Meus amigos também", diz.

Colaborou JÚLIA BARBON


Endereço da página:

Links no texto: