Folha de S. Paulo


Turma da Mônica lança manual com informações sobre turismo

A Mauricio de Sousa Produções lançou, no último dia 28, um gibi especial da Turma da Mônica sobre turismo. O material, batizado de "Turismônica", foi elaborado em parceria com a Secretaria de Turismo de São Paulo e será distribuído a alunos e professores de escolas da rede estadual.

Na história, Mônica é uma guia de viagem e apresenta a seus amigos alguns pontos turísticos paulistanos. Há dicas para receber bem os visitantes e informações sobre placas de sinalização, conservação de monumentos e edifícios, espaços acessíveis a pessoas com deficiência e até da importância econômica do turismo.

De 1 milhão de exemplares impressos do gibi, 700 mil serão destinados a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O restante será entregue a bibliotecas, prefeituras e escolas municipais que desejem trabalhar o tema em seus currículos.

A ideia é que, além de informar as crianças sobre diferentes aspectos do turismo, o material sirva de apoio para que professores abordem o assunto em sala de aula.

"Estamos lançando um produto de muita importância, peso e responsabilidade e que vai gerar conhecimento e informação, além de despertar a vontade de o leitor viajar", disse Mauricio de Sousa durante o lançamento do gibi.

TURISMO NO BRASIL

Neste ano, com as Olimpíadas do Rio, a expectativa é que o número de turistas no país seja alto. A estimativa da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) é que quase 500 mil pessoas passem pela cidade antes, durante e depois do evento.

De acordo com o instituto, o turismo representa cerca de 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas) do Brasil e emprega, direta ou indiretamente, mais de 10 milhões de pessoas.


Endereço da página:

Links no texto: